Entre signos e silêncios

juventude, sofrimento psíquico e a série adolescência

Autores

  • Isaías dos Santos Ildebrand FEEVALE/UNISINOS/UFRGS
  • Fabiana Niedermeier FEEVALE
  • José Luiz Domingues Gularte FEEVALE/EST

DOI:

https://doi.org/10.33872/saudeglobal.v3n1.e025

Palavras-chave:

Mídia, Juventude, Semiótica, Saúde mental, Narrativa

Resumo

Objetivo: O artigo analisa discursivamente a minissérie Adolescência, identificando como ela constrói sentidos de sofrimento psíquico juvenil e tensiona a imagem do “jovem perigoso” por meio de signos visuais e narrativos. Método: Adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa, baseada na análise semiótica de trechos dos episódios 1 e 3, à luz da semiologia de Roland Barthes (denotação, conotação, mito e punctum) e dos estudos culturais sobre juventude e saúde mental. As cenas foram descritas sem reprodução de imagens, respeitando direitos autorais. Resultados: A série desestabiliza estereótipos ao empregar planos-sequência, ausência de trilha sonora e mise-en-scène que revelam a vulnerabilidade e ambiguidade do protagonista. Espaços de controle, silêncios e gestos corporais emergem como signos que desafiam olhares moralizantes. Considerações Finais: Adolescência promove reflexões sobre as pressões juvenis e pode atuar como recurso pedagógico para discutir saúde mental e fomentar uma cultura de cuidado e escuta sensível.

Biografia do Autor

Isaías dos Santos Ildebrand, FEEVALE/UNISINOS/UFRGS

Doutor em Psicologia (UFRGS - Conceito 7). Doutor em Linguística Aplicada - com distinção - (UNISINOS - Conceito 6), com Mestrado em Linguística Aplicada (UNISINOS - Conceito 6). Especializações nas áreas de Alfabetização, Neurociências, Psicopedagogia, Gestão da Educação, Educação Especial e Tecnologias Educacionais, entre outras formações complementares. Atua principalmente nas temáticas de Linguística Aplicada, Psicologia do Desenvolvimento e da Inclusão, Alfabetização e Letramento, Ensino de Língua Portuguesa, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Educação de Surdos e Educação Especial. Tem experiência docente nos níveis de Educação Básica e Ensino Superior (presencial e EaD), envolvendo disciplinas como Linguística da Libras, Estudos Surdos, Pedagogia Escolar, Psicologia do Desenvolvimento, Alfabetização e Letramento, Metodologia e Ensino de Libras, Estágio Supervisionado entre outras. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas à interface entre linguagem, tecnologia e diferenças, com foco nas potencialidades do letramento, formação inicial e continuada de professores e práticas educativas inclusivas. É tradutor e intérprete de Libras, tendo atuado em diversas instituições de ensino, bem como em projetos para a produção de materiais didáticos bilíngues (bimodais). Tem publicado artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros sobre desenvolvimento da linguagem, práticas pedagógicas inclusivas e formação docente. Principais linhas de pesquisa - (1) Linguagem e Práticas Escolares, (2) Psicologia do Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais, (3) Alfabetização e Letramento, bem como (4) Educação Especial, com ênfase em surdez, autismo e outras condições de neurodiversidade.

Fabiana Niedermeier, FEEVALE

Mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social _ Feevale (2025). Graduada em Pedagogia (2010) pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA; Especialista em Neurociências Aplicada a Educação Inclusiva (2015) pela FAMEPLAN, CNH, Brasil, Mentored Teacher Education Programme (2023) pela Tampere University da Finlândia e em Mentoria Docente (2023) pela Universidade Feevale. Atualmente é professora do Segundo Ciclo do Ensino Fundamental na Escola de Aplicação Feevale e Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais na Secretaria Municipal de Dois Irmãos. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Leitura, Letramentos, Tecnologias e Inclusão Social - LLETIS, da Universidade FEEVALE. 

José Luiz Domingues Gularte, FEEVALE/EST

Doutorando em Teologia pela Faculdades EST (São Leopoldo), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) (2022). Licenciado em Música pelo Centro Universitário Metodista IPA (2014). Pós-graduado em Mentored Teacher Education pela Universidade de Tampere (Finlândia).(2022). Pós-graduado em Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luiz. (2017) Graduado em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Internacional (2012). Atualmente, é professor na Escola de Aplicação Feevale. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos temas de interdisciplinaridade, trabalho pedagógico e educação musical como músico acompanha artistas da música brasileira em festivais e apresentações.

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Publicado

15-10-2025