Revista Científica Saúde Global https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/saudeglobal <p>A <strong>Revista Científica Saúde Global</strong> é uma revista científica Multiprofissional de Ensino que adota o sistema de submissão em fluxo contínuo com periodicidade de publicação semestral. Suas publicações são pautadas em pesquisas científicas das áreas da saúde e ciências afins que se enquadrem como artigos originais, resultantes de pesquisas experimentais, epidemiológicas ou ensaios clínicos, artigo de revisão integrativa ou sistemática, relato de caso/experiência, desde que atendam as normas de publicação da revista.</p> <p>Os temas de interesse abrangem os campos do conhecimento que compõem a área da Saúde: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Educação Física e áreas afins.</p> <p><strong>ISSN: 2965-4882</strong></p> pt-BR saude.globalunifatecie@gmail.com (Igor Fernando Neves) saude.global@fatecie.edu.br (Layon Lemos) Mon, 18 Mar 2024 18:33:45 +0000 OJS 3.3.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Estratégia participativa para trabalhar a educação permanente em saúde em emergências pediátricas https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/saudeglobal/article/view/277 <p><strong>Objetivo: </strong>Trabalhar a Educação Permanente em Saúde de modo participativo produzindo um Protocolo Operacional Padrão em Emergências Pediátricas. <strong>Metodologia:</strong> A pesquisa deu-se por modo qualitativo utilizando como estratégia os pressupostos da Pesquisa Convergente Assistencial, contando com a participação da Equipe de Enfermagem, sendo realizada por meio de Grupos de Convergência para mediar o processo educacional. <strong>Resultados:</strong> Observou-se que a emersão dos profissionais durante os momentos possibilitou que desenvolvessem o pensamento crítico e reflexivo, deste modo sendo os protagonistas na construção do conhecimento, além da aceitação e participação da prática maior por parte dos profissionais. Assim, os participantes estabeleceram entre si o papel de educando e educador, apropriando-se de saberes e experiências compartilhadas. <strong>Considerações finais</strong>: Portanto, é notável que estratégias participativas contribuem para execução da Educação em Saúde, bem como, reflete na melhoria da qualidade da assistência prestada através dos profissionais qualificados, críticos e reflexivos que são formados durante o processo.</p> Ana Gabriela Frank, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Copyright (c) 2024 Revista Científica Saúde Global https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/saudeglobal/article/view/277 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 +0000