Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

  1. NORMAS GERAIS E OBRIGATÓRIAS PARA TODOS OS TIPOS DE ARTIGO:

            A revista aceita artigos redigidos em Português, Inglês ou Espanhol, que sejam inéditos (ainda não publicados) e que não estejam em avaliação por outro periódico.

 

1.1 Tipos de artigos aceitos para publicação:

- Artigo original;

- Revisão Narrativa;

- Revisão Integrativa;

- Revisão Sistemática;

- Estudo de caso;

- Relato de Experiência.

 

1.2. ESTRUTURA: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. (Resultados e Discussão podem ser apresentados juntos).

1.2.1. TAMANHO: Mínimo 2.000 e máximo de 3.500 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas e lista de referências).

1.2.2. Os artigos deverão ser escritos em espaço 1,5 linhas, formatado em A4 e as margens inferior, superior, direita e esquerda deverão ser de 2,5 cm, ser editado no Word, ou compatível, utilizando fonte Arial, tamanho 10pt. e justificado.

 

1.3. ÉTICA:

1.3.1. Ética: Pesquisa envolvendo seres humanos está condicionada a autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da lei (RESOLUÇÃO Nº 466/2012 e Nº 510/2016). Análise de dados do DATASUS não precisam de autorização do CEP. Todas as referências devem ser citadas de forma correta.

1.3.2. Ética em pesquisa: Para estudos onde há a obrigatoriedade legal de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), os autores devem apresentar no último parágrafo da metodologia os procedimentos éticos e número do parecer e do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE).

 

1.4. NOMES E VÍNCULO:

1.4.1. Orientação: Incluir os nomes completos do autor e coautores no, contendo no máximo 10 pessoas, incluindo o orientador/pesquisador responsável.

  • a. Arquivo do artigo;
  • b. Termo de autores enviado para a revista (Direitos autorais);
  • c. No sistema de submissão da revista.

Nota: É vedada a remoção ou omissão de autores para o fim específico de atender o número de integrantes aceitos pela revista. É importante destacar que a revista repudia os atos que contrariam a ética e não se responsabiliza pela má-fé de autores.

1.4.2. Direitos de autoria/coautoria: O reconhecimento de participação no artigo deve seguir as condições abaixo:

  • Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados;
  • Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual;
  • Aprovação final da versão a ser publicada.

1.4.3. Orientador/ Pesquisador Responsável: 

Podem ser orientadores/responsáveis de artigos:

  • a. Professores com vínculo institucional;
  • b. Mestrando, Doutorando ou Pós-doutorando;
  • c. Profissionais atuantes na área clínica com registro profissional;
  • d. Pesquisadores independentes que comprove atuação em pesquisa.

1.4.4. Autor correspondente: É autor/coautor que iniciou o processo de submissão do artigo no sistema. Atribui-se ao autor correspondente a responsabilidade de atender as notificações da comissão da revista dentro do prazo fixado, prestando informações ou documentos pertinentes ao processo de avaliação e publicação do artigo. NÃO serão aceitas submissões enviadas por terceiros.

 

1.5. TÍTULO:

1.5.1. Idioma: Deverá ser apresentado nos 3 (três) idiomas: Português, Inglês e Espanhol.

1.5.2. Tamanho: No máximo 150 caracteres SEM espaço, sendo apenas a primeira letra Caixa alta.

 

1.6. RESUMO:

1.6.1. Idioma: Deverá ser apresentado nos 3 (três) idiomas: Português (Resumo), Inglês (Abstract) e Espanhol (Resumen) e resumo apresentar:

  • Objetivo:
  • Método:
  • Resultados:
  • Considerações finais.

1.6.2. Tamanho: Entre 150 a 200 palavras.

 

1.7. PALAVRAS-CHAVE:

1.7.1. Orientação: Devem ser definidas com base no tema, área e/ou assuntos que serão abordados no artigo.

1.7.2. Quantidade: No mínimo 3 e máximo 5 (Português, Inglês e Espanhol), (recomenda-se não utilizar as palavras do título).

1.7.3. Obrigatoriedade para artigos de saúde e áreas correlatas: Todas as palavras-chave devem estar cadastradas no Sistema de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

 

  1. INTRODUÇÃO:

2.1. Siglas e abreviaturas: Quando utilizadas pela primeira vez, deverão ter o significado por extenso. Ex.: Universidade Estadual de Maringá (UEM).

2.1.2. Citações de autores NO TEXTO: Início da frase e Final da frase:

  • 1 autor- Baptista (2022) ou (Baptista, 2022).
  • 2 autores- Souza e Barcelos (2021) ou (Souza e Barcelos 2021).
  • 3 ou mais autores- Porto et al. (2020) ou (Porto et al., 2020).

2.1.3. Citações diretas (cópia) são permitidas SOMENTE em ocasiões onde não é possível a transcrição da ideia, como é o caso de artigos de leis, os quais deverão ser destacados do texto com recuo de 3 cm, entre aspas "" e em itálico. Não aceitamos artigos com notas de rodapé. A abordagem teórica deve ser feita ao longo do texto.

2.2. Objetivo: No último parágrafo da introdução deve conter o objetivo do estudo. Deve conter a proposta principal do estudo e começar com verbo no infinitivo: analisar, pesquisar, investigar, avaliar, etc.

 

  1. MÉTODOS:

3.1. Orientação: Deve descrever de forma clara e sem prolixidade as fontes de dados, a população estudada, a amostragem, os critérios de seleção, procedimentos analíticos e questões éticas relacionadas à aprovação do estudo por comitê de ética em pesquisa (pesquisa com seres humanos) ou autorização institucional (levantamento de dados onde não há pesquisa direta com seres humanos).

3.2. Instrumento de pesquisa: Estudo que utilizar questionário ou formulário já publicado deve citar a origem no texto e incluir a fonte na lista de referências. Caso o instrumento de pesquisa tenha sido criado pelos próprios autores, o mesmo deve ser citado no texto e enviado na submissão em "arquivo a parte" para que a comissão da revista o avalie e, caso aceito, o instrumento será publicado em arquivo suplementar ao artigo.

3.3. Ética em pesquisa: Para estudos onde há a obrigatoriedade legal de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), os autores devem apresentar no último parágrafo da metodologia os procedimentos éticos e número do parecer e do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE).

 

  1. RESULTADOS:

4.1. Orientações: Se os autores acharem conveniente podem apresentar a seção de Resultados e Discussão em uma mesma seção.

  • Figuras: caso o artigo tenha figuras com resultados, estes devem ser citados ao longo do texto e apresentadas no arquivo do artigo. 
  • Definição: Imagens, tabelas, quadros, gráficos e desenhos ilustrativos são denominadas pela revista como figuras.
  • Quantidade: São aceitas no máximo 6 figuras.
  • Formatação: Devem ter título esclarecedor na parte superior e fonte na parte inferior. Caso seja necessário explicar detalhes ou siglas, incluir legenda. Devem estar no corpo do artigo junto ao texto.
  • Formatação: As figuras (fotos, pranchas, mapas, desenhos ou esquemas) deverão ter o tamanho de 5 x 15 cm, incluindo-se o espaço necessário para a legenda. O tipo de fonte utilizado deverá ser Arial, tamanho 8 pt. 

 

  1. DISCUSSÃO:

5.1. Orientações: Se os autores acharem conveniente podem apresentar a seção de Resultados e Discussão em uma mesma seção.

 

  1. CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS:

6.1. Orientação: Deve ser pertinente aos dados apresentados e responder de forma completa ou parcial a pergunta central da pesquisa estabelecida como objetivo. Deve ser limitada a um único parágrafo final e a redação deve explicar o desfecho científico com os principais achados e seus impactos, as limitações da pesquisa e os possíveis caminhos para novos estudos da área.

Nota: O texto deve ser escrito de forma clara, concisa e não poderá conter citações.

 

  1. AGRADECIMENTOS E FINANCIAMENTO:

7.1. Agradecimento: Menção opcional de pessoas ou instituições (entidade, órgão ou grupos) que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os requisitos para serem coautores (pessoas) ou financiadores (instituições). É um espaço para agradecimentos profissionais, então NÃO serão permitidos agradecimentos familiares ou religiosos.

7.2. Financiamento: Menção obrigatória de instituições ou agências que contribuíram financeiramente com o desenvolvimento da pesquisa. Deverá ser fornecido o nome por extenso da instituição/agência seguido do número do processo de concessão.

 

  1. REFERÊNCIAS:

8.1. Orientações:

  • Busque por artigos em bases de periódicos científicos como: Scielo, PubMed, MEDLINE, entre outras bases que possuem controle de qualidade das publicações.
  • A revista irá validar todas as fontes e caso não sejam compatíveis ou pertinentes será sugerida a remoção.
  • Em caráter extraordinário poderá ser usada obra literária ou site oficial de órgão técnico-científico, mediante comprovação da importância para o campo estudado.
  • Não serão aceitas fontes de blogs, magazines, sites jornalísticos, redes sociais ou veículos de comunicação que não sejam científicos.

8.2. Formatação: As referências deverão ser numeradas em ordem alfabética e formatação: Alinhar à Esquerda, conforme os seguintes exemplos:

  • Artigo:

1 autor:  DUARTE, A. Coronavírus, o monstro microscópico na visão da ciência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 46: 3606. doi.org/10.25248/reas.e3606.2020

2 autores: QUEIROZ, B.G.; & MENDONÇA, M.A. A influência de atividades recreativas com pacientes oncológicos: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Médico, 2022; 12: 10461. doi.org/10.25248/reamed.e10461.2022

3 ou mais autores: TRAÚZOLA, T.R, et al. Panorama geral da hanseníase no Brasil: uma análise epidemiológica, Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(6): 10223. doi.org/10.25248/reas.e10223.2022

  • Livro:

Nota: usar livros apenas em casos extraordinários.

SOBOTTA J. Atlas de Anatomia Humana. 24 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018; 345p.

  • Página da Internet:

Nota: usar páginas da internet apenas em casos extraordinários.

 

  1. ANEXOS:

https://drive.google.com/drive/folders/12Vmj1C0nMGIgUjrSyoWpQR6dPxngzGKK?usp=share_link

 

  1. OBSERVAÇÕES:

10.1. ARTIGO ORIGINAL:

  • Ética: Pesquisa envolvendo seres humanos está condicionada a autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da lei (RESOLUÇÃO Nº 466/2012Nº 510/2016). Análise de dados do DATASUS não precisam de autorização do CEP. Todas as referências devem ser citadas de forma correta.
  • Exemplo:Pesquisa Transversal / Pesquisa longitudinal / Pesquisa Experimental / Pesquisa no DATASUS.

10.2. REVISÃO SISTEMÁTICA:

  • Registro: Obrigatório o registro na Base Internacional PROSPERO (ACESSAR A BASE), no qual deverá constar o número de aprovação na seção de métodos do artigo.

 10.3. ESTUDO DE CASO/RELATO DE EXPERIÊNCIA:

  • Definição: Inclui trabalhos que abordem questões clínicas/teóricas/técnicas/científicas, relevantes e inovadoras com narrativa observacional baseada na evolução do caso. O detalhamento do caso deverá ser sucinto, evitando-se dados redundantes ou irrelevantes.
  • Estrutura: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão OU Relato de experiência OU Estudo de caso, Considerações Finais e Referências.
  • Ética: Pesquisa envolvendo seres humanos está condicionada a autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da lei (RESOLUÇÃO Nº 466/2012). 
  • Não é permitida a prática de cópia de textos e nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta.

 

 

 

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.