https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/saudeglobal/issue/feedRevista Científica Saúde Global2024-03-18T18:33:45+00:00Igor Fernando Nevessaude.globalunifatecie@gmail.comOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Científica Saúde Global</strong> é uma revista científica Multiprofissional de Ensino que adota o sistema de submissão em fluxo contínuo com periodicidade de publicação semestral. Suas publicações são pautadas em pesquisas científicas das áreas da saúde e ciências afins que se enquadrem como artigos originais, resultantes de pesquisas experimentais, epidemiológicas ou ensaios clínicos, artigo de revisão integrativa ou sistemática, relato de caso/experiência, desde que atendam as normas de publicação da revista.</p> <p>Os temas de interesse abrangem os campos do conhecimento que compõem a área da Saúde: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Educação Física e áreas afins.</p> <p><strong>ISSN: 2965-4882</strong></p>https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/saudeglobal/article/view/277Estratégia participativa para trabalhar a educação permanente em saúde em emergências pediátricas2024-02-07T14:55:58+00:00Ana Gabriela Frankanagabifrank@hotmail.comVanessa Denardi Antoniassi Baldisseravanessadenardi@hotmail.com<p><strong>Objetivo: </strong>Trabalhar a Educação Permanente em Saúde de modo participativo produzindo um Protocolo Operacional Padrão em Emergências Pediátricas. <strong>Metodologia:</strong> A pesquisa deu-se por modo qualitativo utilizando como estratégia os pressupostos da Pesquisa Convergente Assistencial, contando com a participação da Equipe de Enfermagem, sendo realizada por meio de Grupos de Convergência para mediar o processo educacional. <strong>Resultados:</strong> Observou-se que a emersão dos profissionais durante os momentos possibilitou que desenvolvessem o pensamento crítico e reflexivo, deste modo sendo os protagonistas na construção do conhecimento, além da aceitação e participação da prática maior por parte dos profissionais. Assim, os participantes estabeleceram entre si o papel de educando e educador, apropriando-se de saberes e experiências compartilhadas. <strong>Considerações finais</strong>: Portanto, é notável que estratégias participativas contribuem para execução da Educação em Saúde, bem como, reflete na melhoria da qualidade da assistência prestada através dos profissionais qualificados, críticos e reflexivos que são formados durante o processo.</p>2024-03-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Científica Saúde Global