Avaliação do impacto da nova rotulagem de alimentos

Compreendendo as mudanças na percepção e comportamento dos consumidores jovens brasileiros

Autores

  • Brenda Ximenes Alves Centro Universitário Unifatecie
  • Janielli Kaline Silva Ruiperes Centro Universitário Unifatecie
  • Carolina Paraiso Centro Universitário UniFatecie

DOI:

https://doi.org/10.33872/saudeglobal.v3n1.e022

Palavras-chave:

Rotulagem, Consumidor, Informação Nutricional

Resumo

A mudança nos padrões alimentares, com maior consumo de dietas calóricas e pobres em fibras, aliada ao sedentarismo, tem contribuído para o aumento de doenças como obesidade e diabetes. Para mitigar esse cenário, regulamentações como a RDC n° 429/2020 e a IN n° 75/2020 foram implementadas no Brasil, visando fornecer informações nutricionais mais claras. Este estudo investigou o impacto da nova rotulagem na percepção e comportamento de jovens consumidores (18-29 anos). Um questionário avaliou conhecimento, percepções e hábitos relacionados aos rótulos de alimentos. Os resultados mostraram que 31% leem rótulos ocasionalmente, 71% consideram as informações aceitáveis, mas passíveis de melhoria, e 70% já conheciam a nova rotulagem frontal. Esses dados sugerem que a nova rotulagem pode aumentar a conscientização sobre a composição dos alimentos e influenciar escolhas mais saudáveis, especialmente entre os jovens.

Biografia do Autor

Carolina Paraiso, Centro Universitário UniFatecie

Professora do Magistério Superior no Curso de Nutrição na UniFatecie. Doutora em Ciência de Alimentos na Universidade Estadual de Maringá (2021). Mestre em Ciência de Alimentos na Universidade Estadual de Maringá (2018). Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Experiência nas áreas de tecnologia e ciência de alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: extração e purificação de compostos bioativos através da filtração por membranas e análises antioxidantes.

Downloads

Publicado

24-03-2025