Avaliação do impacto da nova rotulagem de alimentos
Compreendendo as mudanças na percepção e comportamento dos consumidores jovens brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.33872/saudeglobal.v3n1.e022Palavras-chave:
Rotulagem, Consumidor, Informação NutricionalResumo
A mudança nos padrões alimentares, com maior consumo de dietas calóricas e pobres em fibras, aliada ao sedentarismo, tem contribuído para o aumento de doenças como obesidade e diabetes. Para mitigar esse cenário, regulamentações como a RDC n° 429/2020 e a IN n° 75/2020 foram implementadas no Brasil, visando fornecer informações nutricionais mais claras. Este estudo investigou o impacto da nova rotulagem na percepção e comportamento de jovens consumidores (18-29 anos). Um questionário avaliou conhecimento, percepções e hábitos relacionados aos rótulos de alimentos. Os resultados mostraram que 31% leem rótulos ocasionalmente, 71% consideram as informações aceitáveis, mas passíveis de melhoria, e 70% já conheciam a nova rotulagem frontal. Esses dados sugerem que a nova rotulagem pode aumentar a conscientização sobre a composição dos alimentos e influenciar escolhas mais saudáveis, especialmente entre os jovens.