Estratégia participativa para trabalhar a educação permanente em saúde em emergências pediátricas
DOI:
https://doi.org/10.33872/saudeglobal.v2n1.e012Palavras-chave:
Educação Continuada, Modelos Educacionais, Emergências, Pediatria, EnfermagemResumo
Objetivo: Trabalhar a Educação Permanente em Saúde de modo participativo produzindo um Protocolo Operacional Padrão em Emergências Pediátricas. Metodologia: A pesquisa deu-se por modo qualitativo utilizando como estratégia os pressupostos da Pesquisa Convergente Assistencial, contando com a participação da Equipe de Enfermagem, sendo realizada por meio de Grupos de Convergência para mediar o processo educacional. Resultados: Observou-se que a emersão dos profissionais durante os momentos possibilitou que desenvolvessem o pensamento crítico e reflexivo, deste modo sendo os protagonistas na construção do conhecimento, além da aceitação e participação da prática maior por parte dos profissionais. Assim, os participantes estabeleceram entre si o papel de educando e educador, apropriando-se de saberes e experiências compartilhadas. Considerações finais: Portanto, é notável que estratégias participativas contribuem para execução da Educação em Saúde, bem como, reflete na melhoria da qualidade da assistência prestada através dos profissionais qualificados, críticos e reflexivos que são formados durante o processo.
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