Conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde Sobre o Acidente Vascular Cerebral

relato de Experiência

Autores

  • Gabriela Ferreira Gasparini Centro Universitário Unifatecie
  • Talita Souza Barbosa Centro Universitário UniFatecie
  • Igor Fernando Neves Universidade Estadual de Maringá
  • Eduardo Rocha Covre Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí
  • Andressa Rocha da Silveira Centro Universitário Unifatecie

DOI:

https://doi.org/10.33872/saudeglobal.v1n2.e010

Palavras-chave:

Reabilitação de AVC, Reabilitação, Acidente vascular cerebral

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é identificar o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) referente aos sinais e sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC). As informações foram coletadas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) durante um estágio supervisionado obrigatório com agentes comunitários de saúde. Os agentes comunitários de saúde participantes foram convidados a responder perguntas relacionadas aos conhecimentos deles sobre sinais e sintomas do AVC. Como principais resultados dessa pesquisa temos em sua maior parte entrevistados do sexo feminino e em sua maioria na faixa etária de 35 anos. Após a aplicação do questionário, foi observado que o conhecimento dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é relativamente bom, já que precisamos levar em consideração a limitação que esses profissionais têm do acesso a esse tipo de informações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e seus sinais e sintomas.

Biografia do Autor

Andressa Rocha da Silveira , Centro Universitário Unifatecie

Enfermeira. Bacharel em Direito. Atua como professora e Coordenadora adjunta do curso de Enfermagem da UniFatecie. Possui graduação em enfermagem pela Universidade Paranaense (2009 e Pós Graduação em Urgência e Emergência 2013). Tem experiência na área de Enfermagem, com experiência em Enfermagem Obstétrica onde trabalhou com médicos Ginecologistas e Obstétras; Enfermagem Pediátrica: acompanhando o aleitamento, vacinação e desenvolvimento das crianças em ambiente hospitalar e em Saúde Pública; Enfermagem em Saúde Pública, onde atuou por dois anos. Trabalhou por dois anos pela Universidade Paranaense em um Centro Saúde Escola, onde foi supervisora de estágios e Enfermeira Coordenadora da Unidade. Lecionou na 14 Regional de Saúde para cursos Técnicos de Enfermagem e foi supervisora de estágios em um Pronto atendimento e Centro Cirúrgico, para realizar tal tarefa participou de uma Capacitação Pedagógica em Curitiba, com mais Enfermeiros. Também pela 14 Regional de Saúde foi professora do curso de Agentes Comunitários de Saúde.Trabalhou por mais de três anos pela Universidade Paranaense na assistência hospitalar (maternidade, Pediatria, Centro Cirúrgico e setor masculino e feminino).Trabalhou por dois anos no Hospital Unimed de Paranavaí como chefe da CCIH, acreditação hospitalar, educação continuada (dava treinamentos à equipe de enfermagem mensalmente), chefe da lavanderia e higienização. Trabalhou com idosos por um ano no Lar Vicentino de Paranavaí. Atualmente esta como coordenadora adjunta na Unifatecie.

Referências

DEVLIN, Shane; BURY, Gerard. Reconhecimento paramédico do acidente vascular cerebral de circulação posterior: uma vinheta e estudo de grupo focal. Br Paramed J. 2023 Set 1;8(2):1-9.

GASECKI, Dariusz et al. Controle da pressão arterial no acidente vascular cerebral isquêmico agudo. Curr Hypertens Rep. 2020 Dez 10;23(1):3.

KESSLER, MARCIANE, et. al. Prevalência do não recebimento de visita domiciliar pelo Agente Comunitário de Saúde no Brasil e fatores associados. Temas Livre. 27(11):4253-4263,2022.

KOLMOS, Mia; CHRISTOFFERSEN, Laura; KRUUSE, Christina. Acidente vascular cerebral isquêmico recorrente - Uma revisão sistemática e meta-análise. J Stroke Cerebrovasc Dis. 2021 Aug;30(8):105935.

KURIAKOSE D; XIAO Z. Fisiopatologia e Tratamento do AVC: Presente Situação e Perspectivas Futuras. InternationalJournalof Molecular Sciences MDPI, 21. 7609,02-03,2020. 7.

SCHWARZBACH, CJ, GRAU,aj. [Complicações após AVC: Desafios clínicos no tratamento pós-AVC]. Europe PMC, 2020.

YESILBALKAN, OU, KARADAKOVAN A, DOGRU, et al. Conscientização sobre fatores de risco e sinais de alerta de AVC entre cuidadores de pacientes com e sem AVC: Resultados do questionário. Biblioteca Nacional de Medicina. 2019 Aug;69(8):1114-1118. PMID: 31431763.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Edição

Seção

Estudo de caso/Relato de experiência