CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n1.e011Palavras-chave:
Aprendizagem, Zona de Desenvolvimento Proximal, PeriodizaçãoResumo
Esta pesquisa fundamenta-se a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvida por L. S. Vigotski, A. R. Luria e A. Leontiev e se ampara também no método de pesquisa materialista histórico-dialético, elaborado por Karl Marx (1818-1883). Tendo em vista a linguagem como um instrumento desenvolvido pelo gênero humano, esta pesquisa objetiva compreender o papel que desempenha a apropriação da linguagem escrita no desenvolvimento do psiquismo mediante uma metodologia bibliográfica de cunho teórico-analítico e de método clínico de entrevistas. Através de atividades relacionadas à escrita infantil adequada à idade, analisamos o nível de desenvolvimento na linguagem em alunos de 06 a 10 anos, buscando observar e estimular a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Concluímos que os alunos investigados alcançaram os objetivos de escrita por meio da mediação das pesquisadoras durante a pesquisa, e a sala de aula para eles, além do significado internalizado, tem um sentido pessoal positivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Géssica Nayara Alves Magalhães, Micaela Brito Solera, Denise Kloeckner Sbardelotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"