CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n1.e011

Palavras-chave:

Aprendizagem, Zona de Desenvolvimento Proximal, Periodização

Resumo

Esta pesquisa fundamenta-se a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvida por L. S. Vigotski, A. R. Luria e A. Leontiev e se ampara também no método de pesquisa materialista histórico-dialético, elaborado por Karl Marx (1818-1883). Tendo em vista a linguagem como um instrumento desenvolvido pelo gênero humano, esta pesquisa objetiva compreender o papel que desempenha a apropriação da linguagem escrita no desenvolvimento do psiquismo mediante uma metodologia bibliográfica de cunho teórico-analítico e de método clínico de entrevistas. Através de atividades relacionadas à escrita infantil adequada à idade, analisamos o nível de desenvolvimento na linguagem em alunos de 06 a 10 anos, buscando observar e estimular a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Concluímos que os alunos investigados alcançaram os objetivos de escrita por meio da mediação das pesquisadoras durante a pesquisa, e a sala de aula para eles, além do significado internalizado, tem um sentido pessoal positivo.

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Biografia do Autor

Géssica Nayara Alves Magalhães, Centro Universitário UniFatecie

Acadêmica do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário UniFatecie.

Micaela Brito Solera, Centro Universitário UniFatecie

Acadêmica do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário UniFatecie.

Denise Kloeckner Sbardelotto, Centro Universitário UniFatecie

Doutora em Filosofia e História da Educação - UNICAMP e docente do curso de Psicologia do Centro Universitário UniFatecie.

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Publicado

2020-11-04

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