EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n1.e008Resumo
A Revista Contradição tem a satisfação de lançar o segundo número de sua publicação, fato que a qualifica solicitar o International Standard Serial Number (ISSN) e integrar o rol de periódicos científicos indexáveis em repositórios e bases de dados.
Este número continua o compromisso da revista em publicar artigos de vários temas nas ciências humanas e sociais. Nesta publicação destacamos as contribuições do pensador russo Lev Vigotski nos artigos “Trabalho e educação: o adoecimento psíquico docente e as implicações na organização do ensino”; “Conceito de catarse para Vigotski e a dimensão sensível do cinema” e “Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural na apropriação da linguagem escrita na idade escolar”. Esses trabalhos, oriundos de pesquisadores das áreas de psicologia, fonoaudiologia e educação, destacam as importantes contribuições do pensador russo e seus colaboradores para o desenvolvimento humano e saúde mental.
Continuando no projeto de diversificar suas publicações, apresentamos o relato de experiência “A psicologia hospitalar e a humanização no hospital”, onde as autoras dialogam com a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde e a prática psicológica no Hospital Universitário de Maringá. Na via de articulação entre educação e saúde, temos o trabalho “O atendimento pedagógico hospitalar”, onde as autoras fazem uma pesquisa bibliográfica voltada para o estado da arte desta modalidade de intervenção pedagógica.
Reafirmamos nosso compromisso com a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, seja no âmbito da graduação, da pós-graduação ou da intervenção.
Boa leitura!
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Denise Kloeckner Sbardelotto, Alvaro Marcel Palomo Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"