EDITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n1.e008

Resumo

A Revista Contradição tem a satisfação de lançar o segundo número de sua publicação, fato que a qualifica solicitar o International Standard Serial Number (ISSN) e integrar o rol de periódicos científicos indexáveis em repositórios e bases de dados.
Este número continua o compromisso da revista em publicar artigos de vários temas nas ciências humanas e sociais. Nesta publicação destacamos as contribuições do pensador russo Lev Vigotski nos artigos “Trabalho e educação: o adoecimento psíquico docente e as implicações na organização do ensino”; “Conceito de catarse para Vigotski e a dimensão sensível do cinema” e “Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural na apropriação da linguagem escrita na idade escolar”. Esses trabalhos, oriundos de pesquisadores das áreas de psicologia, fonoaudiologia e educação, destacam as importantes contribuições do pensador russo e seus colaboradores para o desenvolvimento humano e saúde mental.
Continuando no projeto de diversificar suas publicações, apresentamos o relato de experiência “A psicologia hospitalar e a humanização no hospital”, onde as autoras dialogam com a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde e a prática psicológica no Hospital Universitário de Maringá. Na via de articulação entre educação e saúde, temos o trabalho “O atendimento pedagógico hospitalar”, onde as autoras fazem uma pesquisa bibliográfica voltada para o estado da arte desta modalidade de intervenção pedagógica.
Reafirmamos nosso compromisso com a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, seja no âmbito da graduação, da pós-graduação ou da intervenção.
Boa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvaro Marcel Palomo Alves, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Psicologia (UNESP/ASSIS). Docente Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Denise Kloeckner Sbardelotto, Centro Universitário UniFatecie

Pós-doutora em Educação (UNIOESTE) e Doutora em Educação (FE/UNICAMP). Docente e Editora-chefe da Editora Universitária EduFatecie, vinculada ao Centro Universitário UniFatecie

Downloads

Publicado

2020-11-04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)