EDITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v2n1.e020

Resumo

A Revista Contradição publica seu terceiro número, iniciando o ano de 2021 reafirmando seu compromisso com a divulgação ampla e aberta da pesquisa científica. Isso se faz mais do que necessário em um contexto em que assistimos atônitos constantes ataques à ciência e à pesquisa científica no Brasil, em um status tão alarmante que podemos até mesmo falar em retrocesso e obscurantismo sem precedentes. Este cenário nos rodeia justamente em um período de necessárias respostas científicas para garantir nossa sobrevivência, diante dos efeitos catastróficos da pandemia causada pelo Coronavírus. O Brasil, pela ausência de uma política de saúde organizada e responsável, atingiu a marca de mais de 3.800 mortes diárias e um total de mais de 384 mil mortes desde o início da pandemia.

            Neste número, foram publicados artigos que debatem temáticas diversas das ciências humanas e sociais. Destacamos duas contribuições da área educacional, que discutem “A formação dos conceitos científicos e o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental” e “A interação entre professor e aluno na Educação Infantil: reflexo do desenvolvimento da aprendizagem e socialização da criança”, ambas de referencial teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural.

            Na sequência e completando esta edição, apresentamos três trabalhos da área de saúde mental e proteção social, em que os autores discutem “A potencialidade dos encontros com a rede de proteção social na Justiça Juvenil Restaurativa”, “O psicólogo nas políticas públicas a partir da correlação entre a clínica ampliada e a redução de danos” e “O amor romântico no epicentro da violência doméstica contra a mulher no contexto da cultura da agressão”.

Neste contexto de pandemia e obscurantismo, não temos muitos motivos a serem comemorados. No entanto, a história nos mostra que, em momentos históricos mais críticos, maiores são as forças de resistência. A Revista Contradição se coloca neste movimento de resistência, sendo a partir de 2021 indexada em bases de dados nacionais e internacionais.

Boa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Kloeckner Sbardelotto, Centro Universitário UniFatecie

Doutora em Educação (FE/UNICAMP). Docente e Editora-chefe da Editora Universitária EduFatecie, vinculada ao Centro Universitário UniFatecie.

Alvaro Marcel Palomo Alves, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Psicologia (UNESP/ASSIS). Docente Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)