PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A MÚSICA COMO LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n1.e003

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Linguagem, Música

Resumo

É difícil definir a música e todo seu universo em poucas palavras ou em apenas uma concepção, considerando as suas inúmeras relações com o ser humano. Pensando em contribuir para a melhoria do trabalho educativo na educação infantil, propomos estudar práticas pedagógicas por meio da música. Visto que, as crianças estão sendo inseridas no ambiente escolar a partir dos 4 meses de vida, a responsabilidade do desenvolvimento infantil passa a ser compartilhada entre a família e instituição de escolar. Nesse sentido, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDBEN – de nº 9.394/1996 e documentos nacionais, ressaltam a importância do trabalho pedagógico que promova o desenvolvimento integral da criança que está na creche ou na pré-escola. Diante desse contexto, esse trabalho tem por objetivo discutir as contribuições de práticas pedagógicas na educação infantil, abordando a música como linguagem, para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, ou seja, das aptidões humanas das crianças. Essa é uma pesquisa bibliográfica que faz uma revisão histórica sobre a música e sua relação com o homem e com a sociedade em que está inserida. Fundamentamo-nos no referencial da Teoria Histórico Cultural, propondo uma reflexão acerca de práticas pedagógicas que explorem o universo musical, para oportunizar diferentes formas do processo de humanização nas novas gerações.

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Biografia do Autor

Fernando Wolff Mendonça, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Educação (UEM). Professor adjunto do departamento de pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM.

Diogo Almeida e Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Acadêmico do curso de graduação em Pedagogia (CRC-UEM).

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Publicado

2020-07-09