PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A MÚSICA COMO LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n1.e003Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Linguagem, MúsicaResumo
É difícil definir a música e todo seu universo em poucas palavras ou em apenas uma concepção, considerando as suas inúmeras relações com o ser humano. Pensando em contribuir para a melhoria do trabalho educativo na educação infantil, propomos estudar práticas pedagógicas por meio da música. Visto que, as crianças estão sendo inseridas no ambiente escolar a partir dos 4 meses de vida, a responsabilidade do desenvolvimento infantil passa a ser compartilhada entre a família e instituição de escolar. Nesse sentido, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDBEN – de nº 9.394/1996 e documentos nacionais, ressaltam a importância do trabalho pedagógico que promova o desenvolvimento integral da criança que está na creche ou na pré-escola. Diante desse contexto, esse trabalho tem por objetivo discutir as contribuições de práticas pedagógicas na educação infantil, abordando a música como linguagem, para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, ou seja, das aptidões humanas das crianças. Essa é uma pesquisa bibliográfica que faz uma revisão histórica sobre a música e sua relação com o homem e com a sociedade em que está inserida. Fundamentamo-nos no referencial da Teoria Histórico Cultural, propondo uma reflexão acerca de práticas pedagógicas que explorem o universo musical, para oportunizar diferentes formas do processo de humanização nas novas gerações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Contradição - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"