TRABALHO E EDUCAÇÃO
O ADOECIMENTO PSÍQUICO DOCENTE E AS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n1.e009Palavras-chave:
Modo de Produção, Mal-Estar Docente, Organização do EnsinoResumo
Na configuração do modo de produção capitalista, o adoecimento do trabalhador é fator que merece destaque. Com as reformas neoliberais para a educação após a Segunda Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX, com os novos modelos de produção, os/as educadores/as foram perdendo suas identidades, não reconhecendo sua função social como mediador/a do ensino e aprendizagem, mas, atuando como percursor/a do sistema de capital. Atualmente, tem se aumentado a quantidade de professores/as diagnosticados/as com doenças psicológicas, levando à dependência de medicamentos, o que tem contribuído para o desinteresse e desmotivação no trabalho escolar. É por fatores como estes e por compreender a necessidade de estudos nesta temática, que esta pesquisa propõe realizar uma análise histórica do trabalho e dos modos de produção, para entender os fatores que motivaram o adoecimento dos/as trabalhadores/as, com ênfase no profissional docente e seu papel na educação. A pesquisa está fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, tomando como base as análises referentes ao Materialismo Histórico-Dialético, compreendendo como as formas de trabalho, vinculadas ao sistema neoliberal, alienante e desumana contribui para a ineficácia do ensino, bem como sua organização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fernando Wolff Mendonça, Léslie Amanda da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"