A FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v2n1.e015Palavras-chave:
Conceitos científicos, Pensamento, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este artigo tem o escopo de analisar o processo de formação dos Conceitos Científicos, de acordo com os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, sendo assim, buscou-se um aprofundamento teórico nos conceitos de pensamento, linguagem, funções psicológicas elementares,superiors e o processo de mediação. Este estudo classifica-se como de cunho bibliográfico e documental. Obtiveram-se os seguintes resultados por meio desta pesquisa, a formação dos conceitos é um ato real e complexo do pensamento que é influenciado pelos meios externos de desenvolvimento cultural (instrumentos e signos) e pelo processo de desenvolvimento das funções psíquicas. Condições como as experiências familiares, o ambiente escolar e professores mediadores podem influenciar no desenvolvimento dos conceitos científicos, verificou-se também a importância da união entre linguagem e pensamento para a formação dos conceitos científicos. Conclui-se que a interação social contribui para o processo de formação dos conceitos científicos e que os conceitos teóricos presentes na Teoria Histórico-Cultural são importantes para elaboração de práticas pedagógicas contextualizadas e sistematizadas aos objetivos de aprendizagem dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fernando Wolff Mendonça, Maria Eduarda dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"