A FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v2n1.e015

Palavras-chave:

Conceitos científicos, Pensamento, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo tem o escopo de analisar o processo de formação dos Conceitos Científicos, de acordo com os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, sendo assim, buscou-se um aprofundamento teórico nos conceitos de pensamento, linguagem, funções psicológicas elementares,superiors e o processo de mediação. Este estudo classifica-se como de cunho bibliográfico e documental. Obtiveram-se os seguintes resultados por meio desta pesquisa, a formação dos conceitos é um ato real e complexo do pensamento que é influenciado pelos meios externos de desenvolvimento cultural (instrumentos e signos) e pelo processo de desenvolvimento das funções psíquicas. Condições como as experiências familiares, o ambiente escolar e professores mediadores podem influenciar no desenvolvimento dos conceitos científicos, verificou-se também a importância da união entre linguagem e pensamento para a formação dos conceitos científicos. Conclui-se que a interação social contribui para o processo de formação dos conceitos científicos e que os conceitos teóricos presentes na Teoria Histórico-Cultural são importantes para elaboração de práticas pedagógicas contextualizadas e sistematizadas aos objetivos de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Fernando Wolff Mendonça, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Educação (UEM). Professor adjunto do departamento de pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM.

Maria Eduarda dos Santos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Campus de Cianorte.

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Publicado

2021-04-12