EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v2n2.e027%20Resumo
Publicar uma revista interdisciplinar é um desafio teórico e metodológico, promovendo debates entre campos distintos de uma mesma área científica. Assumimos esse desafio no presente número, destacando as contribuições da psicologia, direito e educação em suas diferentes vertentes e linhas teóricas. Temas importantes para a contemporaneidade são apresentados e debatidos com rigor ético e científico.
A situação de vulnerabilidade da infância e adolescência são apresentadas no artigo de Lopes e Silva (2021), destacando a relação entre criminalidade e adolescência. Já Santos e Leal (2021) discutem os fundamentos psicossociais do trabalho voluntário, análise guiada pela psicologia social de base vigotskiana. Ainda na área de psicologia, temos a apresentação do delicado tema do suicídio infantil e a necessidade dos cuidados em saúde mental (Brazaloto e Zaniani, 2021) e do estudo da representação de um serviço de saúde da família para os usuários do sistema único de saúde (Damin; Pecoraro; Drey e Wessling, 2021). A área jurídica é representada com o primeiro artigo em Contradição, intitulado “Violência obstétrica: precisamos falar sobre o assunto” Santos e Silva, 2021), traz importantes reflexões sobre os direitos das mulheres e as violências perpetradas às mesmas no cotidiano obstétrico. Por fim, destacamos o trabalho de Ujie e Ferro sobre o ensino remoto em tempos de pandemia, sobretudo os desafios encontrados na educação básica.
O periódico entra em fase de consolidação editorial, com seu segundo volume publicado e o terceiro já em vias de preparação. Esperamos que as(os) leitoras(es) encontrem aqui um espaço de reflexão e conhecimento, onde a interdisciplinaridade se consolide como prática epistemológica.
Boa leitura!
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alvaro Marcel Palomo Alves; Denise Kloeckner Sbardelotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"