OS POSICIONAMENTOS DA PSICOLOGIA NO QUE SE REFERE A MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v3n2.e040

Palavras-chave:

medicalização, psicologia histórico cultural, psicologia escolar, queixa escolar, indústria farmacêutica

Resumo

Este artigo analisa o posicionamento da psicologia diante da medicalização no âmbito escolar, no contexto histórico e cultural da sociedade contemporânea. A análise consiste em revisões bibliográficas de autores da Teoria da Psicologia Histórico-Cultural. Teoria esta que foi formulada por L. S. Vigotsky e A. R. Luria, psicólogos soviéticos, que consideram que para compreender o sujeito, deve-se considerar além das causas biológicas, considerar também todo o seu contexto social e histórico. Além disso, acredita-se que existe a relação entre o homem e o ambiente, na qual o homem modifica o ambiente e este modifica o homem, portanto, para que o sujeito possa existir enquanto homem, ele deve pertencer a um grupo social decorrente das interações humanas. Dessa forma, a queixa escolar envolvendo a medicalização no ambiente escolar, decorrente de diagnósticos que tentam justificar o fracasso escolar, sofrem forte influência da indústria farmacêutica, fenômeno este que vem acometendo a sociedade contemporânea e consequentemente as escolas, de forma geral, e precisam ser consideradas devidamente. Esta pesquisa traz o posicionamento da psicologia escolar mediante a temática da medicalização nesse âmbito e como a psicologia enquanto ciência, seguindo os conceitos da Teoria da Psicologia Histórico-Cultural, pode colaborar para que esse fenômeno seja reduzido nas escolas.

 

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Biografia do Autor

Nathalia Tarnhovi da Silva, Centro Universitário UniFatecie

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Unifatecie. E-mail: psicologanathaliatarnhovi@gmail.com 

Kezia Sumico Nakagawa, Centro Universitário UniFatecie

Especialista em educação, professora do curso de graduação de Psicologia do Centro Universitário Unifatecie. E-mail: kezia.sumico@fatecie.edu.br

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Publicado

2022-12-12