A UTILIZAÇÃO DO CHATGPT NO ENSINO DE ARTE

IMPLICAÇÕES PARA A CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Maycon Leite Braga Centro Universitário UniFatecie
  • Thiago Henrique da Silva Benites Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v6n1.e074

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, ChatGPT, Ensino, Arte

Resumo

RESUMO: Este estudo investiga o uso da Inteligência Artificial (IA), com foco no ChatGPT, como ferramenta pedagógica no ensino de arte, avaliando suas contribuições para o processo criativo dos alunos. Justifica-se pela crescente incorporação de tecnologias digitais na educação, especialmente em disciplinas criativas. O objetivo é compreender as percepções dos professores sobre o ChatGPT como recurso auxiliar na organização de atividades e no estímulo à criatividade. A metodologia utilizada foi a análise quantitativa, com base em estudos de caso e revisão de literatura. Conclui-se que o ChatGPT pode enriquecer o ensino de arte, oferecendo suporte pedagógico e ampliando o repertório artístico dos alunos, desde que utilizado como complemento e sob orientação docente, sem substituir o processo criativo humano.

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Biografia do Autor

Maycon Leite Braga, Centro Universitário UniFatecie

Graduando em Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário UniFatecie. Email: maycon.l.b10@gmail.com

Thiago Henrique da Silva Benites, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pedagogo e Biólogo. Professor da Rede Municipal de Campo Grande – MS. E-mail: thiagohenriquebenites@gmail.com

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Publicado

2025-05-19