A UTILIZAÇÃO DO CHATGPT NO ENSINO DE ARTE
IMPLICAÇÕES PARA A CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v6n1.e074Palavras-chave:
Inteligência Artificial, ChatGPT, Ensino, ArteResumo
RESUMO: Este estudo investiga o uso da Inteligência Artificial (IA), com foco no ChatGPT, como ferramenta pedagógica no ensino de arte, avaliando suas contribuições para o processo criativo dos alunos. Justifica-se pela crescente incorporação de tecnologias digitais na educação, especialmente em disciplinas criativas. O objetivo é compreender as percepções dos professores sobre o ChatGPT como recurso auxiliar na organização de atividades e no estímulo à criatividade. A metodologia utilizada foi a análise quantitativa, com base em estudos de caso e revisão de literatura. Conclui-se que o ChatGPT pode enriquecer o ensino de arte, oferecendo suporte pedagógico e ampliando o repertório artístico dos alunos, desde que utilizado como complemento e sob orientação docente, sem substituir o processo criativo humano.
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