SÉRIE E LINGUAGEM MULTIMODAL
ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA E DAS COMPETÊNCIAS 1 E 2 DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v6n1.e073Palavras-chave:
Ensino, Série televisiva, LinguagemResumo
O Este estudo investiga o potencial didático da série Severance (Erickson, 2022) no ensino de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio, com foco no desenvolvimento das Competências 1 e 2 da BNCC (Brasil, 2018). Considerando as transformações tecnológicas e culturais, a pesquisa parte do pressuposto de que narrativas audiovisuais, enquanto textos multimodais, podem contribuir significativamente para a leitura crítica e argumentativa dos estudantes. O objetivo é analisar como os temas abordados na série, como fragmentação da identidade, controle institucional e alienação do trabalho, podem ser utilizados pedagogicamente para fomentar discussões discursivas e sociais em sala de aula. A metodologia adotada consiste em uma abordagem qualitativa, ancorada nos conceitos de letramento crítico e multimodalidade (Rojo, 2012; Kress & Leeuwen, 2002; Ildebrand, 2021). O estudo explora a relação entre linguagem, discurso e tecnologia, demonstrando como a narrativa audiovisual pode ser integrada ao ensino para ampliar as possibilidades interpretativas dos alunos. Os resultados indicam que o uso de Severance promove um ensino mais dinâmico, estimulando a construção de sentidos e a argumentação crítica. Conclui-se que a adoção de narrativas seriadas no ensino de línguas fortalece o protagonismo estudantil, tornando a aprendizagem mais significativa e alinhada às demandas contemporâneas, além de contribuir para o desenvolvimento da autonomia intelectual e da consciência discursiva dos estudantes.
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Referências
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