A LIBERDADE DE ENSINO E O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n1.e002

Palavras-chave:

Programa Escola Sem Partido, Trabalho Docente, Ideologia

Resumo

áfica que analisa qualitativamente a proposta do programa Escola Sem Partido – ESP, seu embasamento legal e as implicações de suas diretrizes para o trabalho do professor em sala de aula. O movimento Escola Sem Partido é um programa que visa alterar a legislação educacional, tornando obrigatória a afixação nas salas de aula e sala dos professores de cartazes contendo seis deveres do professor ao desenvolver seu trabalho pedagógico. O programa defende ainda o direito dos alunos de filmarem as aulas, podendo o professor responder criminalmente pelo conteúdo dessas filmagens. Percebendo o avanço de ideais conservadores (até autoritários) em nossa sociedade, a presente pesquisa tem o objetivo de identificar o currículo oculto do programa Escola Sem Partido, analisando as vertentes políticas partidárias adjacentes ao mesmo, a falta de embasamento teórico que legitime a existência do ESP e no que significaria para o trabalho docente a implementação do programa na legislação educacional.

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Biografia do Autor

Cássia Regina Dias Pereira, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Pedagoga, doutora em educação pela Universidade Estadual de Maringá, coordenadora do curso de pedagogia da UniFATECIE. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí.

Curriculo lattes:  http://lattes.cnpq.br/0247177328518148

Thamiris Dias Vasconcelos, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Paranavaí

Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia (UNESPAR/Paranavaí).

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Publicado

2020-07-09