O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n1.e012

Palavras-chave:

Pedagogia hospitalar, Programas de atendimento, Escolarização

Resumo

O atendimento pedagógico para crianças hospitalizadas em idade escolar vem tomando cada vez mais espaço nas discussões e pesquisas que envolvem a educação. Esse estudo analisa como essa modalidade de atendimento educacional surgiu e se tornou um campo de atuação para o pedagogo. É uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento teórico que analisou qualitativamente os dados coletados sobre o tipo de trabalho que pode ser feito no âmbito hospitalar pelo pedagogo, qual o perfil de formação adequado, a legislação que ampara o atendimento pedagógico hospitalar, e por último destacamos o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar - SAREH no estado do Paraná. O atendimento pedagógico hospitalar no Brasil teve início em 1950, no estado do Rio de Janeiro. A procura por meios de acesso e melhoria desse tipo de atendimento educativo, desde as primeiras ações oferecidas foi contínua, conforme atestam os autores consultados. Porem as ações de atendimento só foram intensificadas após a homologação da Constituição Federal em 1988, que instituiu a educação como diretos de todos os cidadãos, ou seja, inclusive daquelas crianças que estejam hospitalizadas. Em 1990 a Conferência Mundial sobre Educação para todos, aprovou a Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Em 1994 foi aprovada da Declaração de Salamanca que tratou das com necessidades educativas especiais com acesso e qualidade por intermédio da UNESCO e do Banco Mundial. Em 1990 o Estatuto da Criança e do Adolescente, e 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 favoreceram a implantação do atendimento pedagógico escolar nos hospitais, porém esse serviço ainda não foi implantado na maioria dos hospitais brasileiros.

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Biografia do Autor

Cássia Regina Dias Pereira, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Pedagoga, doutora em educação pela Universidade Estadual de Maringá, coordenadora do curso de pedagogia da UniFATECIE. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí.

Curriculo lattes:  http://lattes.cnpq.br/0247177328518148

Mônica de Souza Oliveira, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Paranavaí

Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia (UNESPAR/Paranavaí).

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Publicado

2020-11-04