O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n1.e012Palavras-chave:
Pedagogia hospitalar, Programas de atendimento, EscolarizaçãoResumo
O atendimento pedagógico para crianças hospitalizadas em idade escolar vem tomando cada vez mais espaço nas discussões e pesquisas que envolvem a educação. Esse estudo analisa como essa modalidade de atendimento educacional surgiu e se tornou um campo de atuação para o pedagogo. É uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento teórico que analisou qualitativamente os dados coletados sobre o tipo de trabalho que pode ser feito no âmbito hospitalar pelo pedagogo, qual o perfil de formação adequado, a legislação que ampara o atendimento pedagógico hospitalar, e por último destacamos o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar - SAREH no estado do Paraná. O atendimento pedagógico hospitalar no Brasil teve início em 1950, no estado do Rio de Janeiro. A procura por meios de acesso e melhoria desse tipo de atendimento educativo, desde as primeiras ações oferecidas foi contínua, conforme atestam os autores consultados. Porem as ações de atendimento só foram intensificadas após a homologação da Constituição Federal em 1988, que instituiu a educação como diretos de todos os cidadãos, ou seja, inclusive daquelas crianças que estejam hospitalizadas. Em 1990 a Conferência Mundial sobre Educação para todos, aprovou a Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Em 1994 foi aprovada da Declaração de Salamanca que tratou das com necessidades educativas especiais com acesso e qualidade por intermédio da UNESCO e do Banco Mundial. Em 1990 o Estatuto da Criança e do Adolescente, e 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 favoreceram a implantação do atendimento pedagógico escolar nos hospitais, porém esse serviço ainda não foi implantado na maioria dos hospitais brasileiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cássia Regina Dias Pereira, Mônica de Souza Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"