A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOMETRIA NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.33872/rebesde.v3n2.e019Palavras-chave:
Antropometria, Educação Física, EscolaResumo
O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para verificar a importância da antropometria no ambiente escolar. Através da revisão de literatura realizada, observou-se que a avaliação antropométrica é amplamente utilizada na avaliação do estado nutricional no ambiente escolar por ser um método pouco invasivo, de fácil execução e por apresentar um baixo custo. Constatou-se também que a disciplina de educação física através da antropometria possibilita ampliar as descobertas sobre as consequências provocadas pela mudança do estilo de vida nas gerações a cada década. Além disso, pode-se perceber o professor de educação física ao realizar as avaliações antropométricas em seus alunos pode contribuir tanto para a avaliação da saúde quanto para a inserção de hábitos saudáveis de vida no cotidiano dos mesmos. Dessa forma, se pode conclui que a antropometria bem aplicada é uma excelente ferramenta no contexto escolar, pois através da obtenção das características dos alunos se consegue extrair informações importantes para uma intervenção eficaz.
Downloads
Referências
BECK, C. C.; DINIZ, I. M. S.; GOMES, M; A.; PETROSKI,É. L. Ficha antropométrica na escola: o que medir e para que medir?. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 9, n. 1, p.107-114, 2007.
BERTOLI, J.; SANTOS, S. F. S.; FREITAS JÚNIOR, I. F. Histórico e conceitos de medidas, avaliação, antropometria e composição corporal. In: FREITAS JÚNIOR, I. F. Padronização de medidas antropométricas e avaliação da composição corporal, p. 13-27. – São Paulo: CREF4/SP, 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde: Carta de Ottawa. Brasília: Ministério da Saúde, p.19-28, 2002.
FREITAS, D. B. Antropometria nas aulas de educação física: uma análise comparativa entre escolas de tempo integral e de tempo regular da cidade de Caruaru-PE. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Acadêmico de Vitória – UFPE/CAV, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, p. 34, 2016.
GORGATTI, M. G.; COSTA, R. F. (Org.) Atividade Física Adaptada. Qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 2ª ed. Barueri: Manole, 2008.
MAZZOCCANTE, R. P.; SOUSA, I. C.; SALES, M. M.; MELLO, G. F.; BOTELJO NETO, W.; CAMPBELL, C. S. G. A avaliação antropométrica em crianças tem sido realizada nas escolas para a prevenção do sobrepeso e obesidade?. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, n. 2, p. 76-88, 2013.
MONTARROYOS, E. C. L.; COSTA, K. R. L.; FORTES, R. C. Antropometria e sua importância na avaliação do estado nutricional de crianças escolares. Comunicações, Ciências e Saúde, v. 24, n. 1, p.21-26, 2013.
MUSSI, R. F. F.; JOSÉ, H. P. M.; AZEVEDO, D. P.; AMORIM, A. M.; PETROSKI, E. L. O ensino da antropometria na escola: uma proposta na educação em saúde. Revista Cenas Educacionais, v. 2, n. 1, p. 14-28, 2019.
PETROSKI, E. L. Antropometria: técnicas e padronizações. 5. ed. Porto Alegre: Editora Fontoura, 2011.
PETROSKI, E. L. Desenvolvimento e validação de equações generalizadas para a estimativa da densidade corporal em adultos. 1995. [tese]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1995.
RODRIGUEZ-AÑEZ, C. R. A antropometria e sua aplicação na ergonomia. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 3, n. 1, p. 102-108, 2001.
SANTOS, J. S.; COSTA, M. C. O.; NASCIMENTO SOBRINHO, C. L. SILVA, M. C. M. SOUZA, K. E. P.; MELO, B. O. Perfil antropométrico e consumo alimentar de adolescentes de Teixeira de Freitas – Bahia. Revista de Nutrição, v. 18, n. 5, p. 623-632, 2005.
SANTOS, M. I. M. P.; ALVES, H. A.; MELO, F. C. L.; MORAIS, P. R.; RIBEIRO, W. Antropometria como ferramenta no projeto de blindagem pessoal. Revista Brasileira de Biometria, v. 29, n. 2, p. 307-324, 2011.
SILVA, A. J. D.; SILVA, J. P.; BELARMINO, R. N. Obesidade infantil: A influência dos pais na alimentação dos filhos. In: Anais do IX Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas do UGB, 2021.
SILVEIRA, I. E.; MARQUES, A. E. F. A importância da avaliação antropométrica para analisar os níveis de obesidade em crianças do ensino fundamental II na cidade de São João Do Rio Do Peixe – PB. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, suplementar, p. 376- 383, 2017.
TASSITANO, R. M.; BARROS, M. V. G.; TENÓRIO, M. C. M.; BEZERRA, J.; HALLAL, P. C. Prevalência e fatores associados ao sobrepeso e à obesidade em adolescentes, estudantes de escolas de ensino médio de Pernambuco, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 12, p. 2639-2652, 2009.
WANG, Z.; WANG, Z.-M.; HEYMSFIELD, S. B. History of the study of human body composition: a brief review. American Journal of Human Biology, v. 11, n. 2, 2, p. 157-165, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.