https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/issue/feedRevista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE2025-02-12T23:09:24+00:00Editora Universitária EduFatecierebesde@fatecie.edu.brOpen Journal Systems<p>A REBESDE se propõe a contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico, por meio da divulgação de trabalhos de autores nacionais e estrangeiros, da área da saúde, especificamente da Educação Física e Desempenho Esportivo, selecionados com base em critérios de originalidade, qualidade e criatividade e de acordo com os padrões exigidos pela CAPES. São aceitas submissões em português e inglês, de trabalhos inéditos, originais e de reconhecida qualidade acadêmica. O processo de submissão e de avaliação é em fluxo contínuo e todos os trabalhos são avaliados por pelo menos dois pareceristas, em sistema double blind review.</p> <p><strong>ISSN: 2763-8421</strong></p>https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/475EDITORIAL2025-02-12T23:03:21+00:00Thais Regina Ravazi de Souzathais.souza@fatecie.edu.brAmanda Jalloul Guimarãesamandajalloul@hotmail.com<p>A Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho tem o prazer de apresentar, o dossiê do I Encontro Internacional de Educação, Imagens e Estudos Corporais, que conta com uma seleção de artigos que abordam temas cruciais para a compreensão das interações entre corpo, mente, sociedade e educação. Os trabalhos aqui reunidos refletem a complexidade e a diversidade de questões que permeiam a Educação Física, a saúde e o desempenho humano, destacando a importância de uma abordagem interdisciplinar e crítica para enfrentar os desafios do século XXI.</p>2025-02-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/474A FELICIDADE EM IMMANUEL KANT2025-02-12T22:14:28+00:00Pietra Alexandra Torquato Monteiropietraalexandrap@gmail.comMeire Aparecida Lóde Nunesmeire.lode@unespar.edu.br<p>Nos últimos anos, tem sido muito discutida a busca pela felicidade, principalmente nas redes sociais que associam felicidade a bens materiais, beleza, saúde e juventude. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o aumento de transtornos mentais e suicídios, mostrando que a questão é mais complexa. O objetivo desta pesquisa é explorar a visão de Immanuel Kant (1724-1804) sobre o conceito de felicidade nas publicações nacionais. Para Kant a verdadeira felicidade está ligada à boa vontade, a maioridade intelectual e ao imperativo categórico, que propõe uma visão diferente sobre a moralidade e a felicidade, argumentando que as ações humanas devem ser guiadas pela razão e pela obrigação moral, e não pelos sentimentos ou pela busca da felicidade. A pesquisa caracteriza-se como um levantamento bibliográfico que segue a metodologia de Estado do Conhecimento. A coleta de dados foi realizada no google acadêmico com os termos: Felicidade, Filosofia, Qualidade de vida, Kant. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, os resultados são parciais. A análise dos achados mostrou que, para Kant, a felicidade e a moral laica têm que estar em equilíbrio, a felicidade é a consequência de agir moralmente. Ele considera correto ser infeliz e ser digno da felicidade, do que ser feliz e viver imoralmente.</p>2025-02-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/472A FELICIDADE PARA ARTHUR SCHOPENHAUER2025-02-12T22:09:19+00:00Maria Laura Belarmino da SilvaMariabelarmino431@gmail.comMeire Aparecida Lóde Nunesmeire.lode@unespar.edu.br<p>A felicidade é um tema que nos últimos anos vem ganhando destaque no cotidiano por meio das redes sociais que propagam um “imperativo da felicidade”. Neste contexto, a banalização do tema e sua complexidade nos levam a refletir a felicidade sob uma perspectiva filosófica. Entre os filósofos que se dedicaram ao tema da felicidade destacamos Schopenhauer (1788 - 1860) que tem grande influência na filosofia contemporânea. O objetivo da pesquisa é investigar o conceito de felicidade para Arthur Schopenhauer nas produções acadêmicas brasileiras. Como procedimento metodológico para a realizar o levantamento bibliográfico optou-se pelo Estado do Conhecimento conforme os pressupostos indicados por Márilia Morosini, Pricila Kohls-Santos e Zoraia Bittencourt (2021). O levantamento foi realizado no Google Acadêmico com os termos “Felicidade e Schopenhauer” no período de 4 a 10 de setembro de 2024. A análise dos artigos nos possibilitou entender que para Schopenhauer a essência da vida é sofrer interminavelmente e sua fonte, a essência em si do mundo, é a Vontade, uma energia cósmica cega e desordenada que envolve todas as coisas. Schopenhauer compreende a felicidade de modo negativo, ou seja, uma ausência momentânea do sofrimento por meio da satisfação dos desejos em uma vida de sofrimentos. Portanto, a felicidade completa e positiva é impossível, podendo atingir, no máximo, momentos relativamente menos dolorosos.</p>2025-02-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/468IMAGEM, ARTE, FELICIDADE2025-02-12T21:59:26+00:00Denise Aparecida Ramiro Lombardi psdeniseramiro@gmail.comMeire Aparecida Lóde Nunesmeire.lode@unespar.edu.br<p>As narrativas visuais de felicidade promovidas por influenciadores digitais brasileiros nas redes sociais impactam na percepção e nos comportamentos de seus seguidores. Os padrões de felicidade são propagados por meio de imagens e linguagens artísticas variadas que contribuem para a idealizações inatingíveis. Com o propósito de verificar como os estudos acadêmicos brasileiros estão abordando a relação entre imagem, arte e felicidade, desenvolvemos essa pesquisa de levantamento bibliográfico e caráter qualitativo. O levantamento foi realizado nas plataformas BDTD; Capes e Google Acadêmico no período de agosto a 30 de setembro de 2024. A delimitação temporal estabelecemos de 2020 a 2024 e os termos de busca foram: imagem e felicidade; e arte e felicidade. E os resultados evidenciaram que os indivíduos estão pautados nas demandas externas a eles ao que realmente almejam.</p>2025-02-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/471FELICIDADE2025-02-12T22:06:55+00:00Lindomar Teles de Oliveira lindomarteleso3@gmail.comMeire Aparecida Lóde Nunesmeire.lode@unespar.edu.br<p>O estudo Felicidade: Uma Análise das Percepções de Adolescentes e Idosos a Partir da Prática da Educação Somática, explora a busca pela felicidade, tema central na filosofia ao longo dos séculos. Na contemporaneidade, sob a influência do capitalismo, a felicidade é frequentemente associada à posse de bens materiais. No entanto, essa visão tem se mostrado insatisfatória, refletida no aumento das preocupações com a saúde mental, conforme aponta o Instituto Ipsos (2023), onde 52% dos brasileiros consideram a saúde mental como o principal problema do bem-estar. Este projeto é interdisciplinar, integrando áreas da educação física e da filosofia. Propõe investigar as percepções de felicidade entre adolescentes e idosos, explorando o papel da educação somática na promoção do bem-estar. A pesquisa se destaca por abordar a felicidade em um contexto intergeracional, preenchendo lacunas nos estudos atuais. A metodologia é qualitativa, descritiva e exploratória, com aplicação do Questionário da Felicidade de Oxford, gravação dos relatos dos participantes da pesquisa e registro no diário de bordo. A análise será indutiva, com categorias de análise emergindo dos dados coletados. O projeto tem como objetivo verificar como a educação somática pode contribuir com as percepções de felicidade de um grupo adolescentes e idosos que frequentam o Centro da Juventude de Campo Mourão, abordando a complexidade da felicidade integrada entre diferentes campos do conhecimento.</p>2025-02-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/469O REFLEXO DA FELICIDADE2025-02-12T22:01:46+00:00Denise Aparecida Ramiro Lombardi psdeniseramiro@gmail.comMeire Aparecida Lóde Nunesmeire.lode@unespar.edu.br<p>Este artigo analisa a relação entre corpo, imagem, felicidade e educação, com base em uma revisão bibliográfica de autores como Stearns, Corbin, Courtine, Vigarello e Greiner. A pesquisa aborda a evolução do conceito de felicidade e as representações do corpo na mídia, destacando o impacto das imagens midiáticas na percepção de beleza e corpo perfeito. A metodologia é qualitativa, com um corpus formado por livros, artigos, teses e dissertações publicadas a partir de 2020, focando em fontes recentes. A análise explora as conexões entre felicidade, corpo, mídia e educação, destacando os efeitos na desconexão com a realidade e a importância de uma visão crítica.</p>2025-02-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/461O CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO PERÍODO GESTACIONAL ASSOCIADO À BUSCA PELO PRAZER E FELICIDADE 2025-02-04T21:40:08+00:00Cácia Cristina de Limakaciakris@hotmail.comMeire Aparecida Lóde-Nunesmeire.lode@unespar.edu.br<p>O consumo de substâncias psicoativas tem se tornado cada vez mais frequente na sociedade, configurando um problema mundial de saúde pública, tornando-se fator contribuinte para conflitos familiares, sociais, além de diversos tipos de violência. O consumo de drogas lícitas e ilícitas é predominante entre os homens, porém, vem aumentando progressivamente no sexo feminino, principalmente entre mulheres em idade fértil, podendo resultar em uma série de complicações psicológicas, emocionais, ginecológicas e obstétricas. Com o objetivo de verificar se a busca pela felicidade é um fator condicionante para o uso de substâncias psicoativas e qual sua implicação na manutenção do exercício da maternidade, nos propomos a realizar esta pesquisa. Trata-se de um estudo interdisciplinar de corte transversal, descritivo de enfoque qualitativo realizada com as gestantes da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM), que utilizaram o serviço de pré-natal do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), entre os meses de junho e julho de 2024. A coleta de dados foi realizada presencialmente através de entrevista semiestruturada com roteiro composto por dezessete questões sendo dez objetivas e sete perguntas abertas. Espera-se com essa pesquisa contribuir com informações para um maior entendimento acerca dos motivos pelos quais as gestantes fazem uso de drogas lícitas e ilícitas, qual a associação desse consumo com prazer e felicidade, o que espera da gestação e da maternidade, se acha que esse consumo pode influenciar nos cuidados com o bebê e o que ajudaria parar de usar, se essa for sua vontade. </p>2025-02-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/470IMAGENS NA REFLEXIVIDADE DO OLHAR DOCENTE2025-02-12T22:04:41+00:00Helli Faria Ferreira Rissohelli.risso@gmail.comIrene Moya-Matairene.moya@uv.esGiuliano Gomes de Assis Pimentelggapimentel@uem.br<p>O artigo relata a utilização de uma matriz analítica, na Educação Física Escolar, para estudo de imagens do conteúdo Skate. Ela retrata fotos dos participantes, produzidas no local em que as aulas foram ministradas. Nosso objetivo foi promover o ensino da Prática Corporal de Aventura (PCA) Skate na modalidade urbana. Realizamos levantamento bibliográfico de pesquisas, que empregam análises de imagens em livros didáticos de Educação Física. A matriz analítica utilizada, permite o potencial informativo das imagens demonstradas neste estudo. O modelo fornece uma ampla gama de categorias analíticas para apreensão das imagens, em aulas de Educação Física, sobre o conteúdo ministrado: Skate. Entendemos, que essa matriz poderá ser testada também em imagens de aventura presentes em outros materiais didáticos. Desse modo, tem potencial para enriquecer a análise pictórica, revelando em quais dimensões e categorias se evidenciam as discrepâncias de representação imagética.</p>2025-02-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/473A HISTÓRIA DO CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA2025-02-12T22:12:29+00:00Maria Lavinia da Silvalaviniamaria160420@gmail.comMeire Aparecida Lóde Nunesmeire.lode@unespar.edu.brJuliana Dias Boarettojulivictor@yahoo.com.br<p>Esta pesquisa objetivou verificar a quantidade de publicações e quais os principais enfoques atribuídos a obra de Victor Hugo, O Corcunda de Notre Dame, no campo da Educação Física. A formação em Educação Física, apesar dos avanços, ainda carrega estereótipos que influenciam a escolha de muitos estudantes por essa graduação. A hipervalorização prática, em detrimento do campo teórico, contribui para o desinteresse pela história do corpo como condição para a mudança das práticas pedagógicas. Para a realização da pesquisa foi adotado como procedimento metodológico o Estado do Conhecimento. Conhecer a história do corpo e da Educação Física é, a nosso ver, condição para toda atuação profissional consciente e comprometida com o desenvolvimento humano e social. Com a realização dessa pesquisa pretende-se contribuir com desconstrução do pensamento da Educação Física unicamente como um campo da prática de exercícios físicos e entendê-la como uma construção sociocultural que requer conhecimento histórico por parte de seus profissionais para a autonomia da área do conhecimento. Por meio da pesquisa realizada verificamos que o número de publicações é reduzido em relação a temática nos últimos anos e a partir da análise das publicações foi possível observar os principais enfoques atribuídos a obra de Victor Hugo.</p>2025-02-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/462CONSCIÊNCIA CORPORAL E A PERCEPÇÃO DE FELICIDADE PELOS ESTUDANTES COM TDAH2025-02-04T22:24:23+00:00Claudia Regina Ramos Pietchakiclaudiarramos010@gmail.comMEIRE APARECIDA LÓDE-NUNESclaudia.rramos010@gmail.com<p style="text-align: justify;">O número de alunos com TDAH, no Ensino Fundamental, aumentou significativamente. Em muitos casos, o controle comportamental desses estudantes ocorreu por meio de tratamentos medicamentosos. Contudo, fatores sociais e culturais contemporâneos provocaram sentimentos de inadequação, tristeza e frustração, prejudicando a qualidade de vida dessas crianças. Este estudo investigou o conceito de felicidade entre estudantes com TDAH e analisou como intervenções de consciência corporal influenciaram essa percepção e contribuíram para a melhoria da qualidade de vida. Os resultados foram baixos, conforme análise e a necessidade e obtenção de mais práticas corporais podem influenciar essa percepção e contribuir para o bem-estar desses alunos. A carência de mais pesquisas que abordam especificamente a relação entre consciência corporal e a percepção de felicidade em estudantes com TDAH. Além disso, a complexidade do transtorno e a influência de múltiplos fatores, como contexto social, emocional e escolar, indicam a necessidade de mais pesquisas aprofundadas. A falta de investigações científicas externas para disciplinas não medicamentosas, como técnicas corporais, também reforça a importância de ampliar os estudos nessa área para compreender a consciência corporal e a percepção da felicidade.</p>2025-02-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE