https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/issue/feedRevista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho (REBESDE)2021-07-30T20:53:18+00:00Editora Universitária EduFatecieedufatecie@fatecie.edu.brOpen Journal Systems<p>A REBESDE se propõe a contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico, por meio da divulgação de trabalhos de autores nacionais e estrangeiros, da área da saúde, especificamente da Educação Física e Desempenho Esportivo, selecionados com base em critérios de originalidade, qualidade e criatividade e de acordo com os padrões exigidos pela CAPES. São aceitas submissões em português e inglês, de trabalhos inéditos, originais e de reconhecida qualidade acadêmica. O processo de submissão e de avaliação é em fluxo contínuo e todos os trabalhos são avaliados por pelo menos dois pareceristas, em sistema double blind review</p>https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/32CIDADE: REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS URGÊNCIAS DOS ESPAÇOS PÚBLICOS PARA O ESPORTE DE LAZER NO SÉCULO XXI2021-07-30T20:26:43+00:00Joelma Montelares da Silvajoelma.silva@ifpr.edu.brJade Yohana Montelares Alabijoelma.silva@ifpr.edu.brMiguel Angel Torralba Jordanjoelma.silva@ifpr.edu.brSérgio Luiz Carlos dos Santosjoelma.silva@ifpr.edu.br<p>Um novo tipo de cidade tem surgido nas últimas décadas, fruto de várias transformações, que com a industrialização, resultou em um conjunto de alterações, ao mesmo tempo que possibilitou melhorias tecnológicas significativas em diferentes campos, alterou profundamente vários domínios fundamentais da vida da urbana, suscitando uma notória sensação de vulnerabilidade e, de insegurança provocada pela violência, estrutura e espaços modificados. Os espaços urbanos cederam lugar a avenidas, prédios e indústrias, restando pouquíssimo espaço para as pessoas. Em decorrência, este artigo de cunho bibliográfico se apropriará de um aporte teórico com o objetivo de refletir sobre o fenômeno “cidade”, levando em consideração as mudanças ocorridas a partir das propostas urbanas ao longo do tempo, tendo em vista aspectos da transformação dos espaços públicos para as pessoas, como usufruto do esporte de lazer.</p>2021-07-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho (REBESDE)https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/42EDUCAÇÃO FÍSICA E ÉTICA PROFISSIONAL: DESAFIOS DA INTERVENÇÃO E FORMAÇÃO2021-07-30T20:53:18+00:00Alexandre Janotta Drigoalexandredrigo@hotmail.comHudson Fabricius Peres Nunesalexandredrigo@hotmail.comLuiz Francisco Camilo Júnioralexandredrigo@hotmail.comJuliana Cesanaalexandredrigo@hotmail.comAndreia Cristina Metzneralexandredrigo@hotmail.comSamuel de Souza Netoalexandredrigo@hotmail.com<p>Este trabalho buscou estudar os problemas éticos oriundos da prática profissional em educação física. Através de um estudo de caso acerca dos documentos sobre os processos éticos registrados no Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4-SP) objetivou-se apresentar sua dimensão e envolvimento na intervenção profissional em educação física. Como resultado, apresentam-se três categorias de processos éticos: I) Conduta criminal; II) Não cumprimento das responsabilidades profissionais; III) Comportamento antiético geral. Conclui-se que os registros éticos sobre as falhas técnicas são ambíguos e que os problemas éticos, em sua maioria, relacionam-se com dificuldades de entender os conceitos éticos sobre profissão.</p>2021-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho (REBESDE)