https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/issue/feedRevista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE2024-09-06T19:46:49+00:00Editora Universitária EduFatecierebesde@fatecie.edu.brOpen Journal Systems<p>A REBESDE se propõe a contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico, por meio da divulgação de trabalhos de autores nacionais e estrangeiros, da área da saúde, especificamente da Educação Física e Desempenho Esportivo, selecionados com base em critérios de originalidade, qualidade e criatividade e de acordo com os padrões exigidos pela CAPES. São aceitas submissões em português e inglês, de trabalhos inéditos, originais e de reconhecida qualidade acadêmica. O processo de submissão e de avaliação é em fluxo contínuo e todos os trabalhos são avaliados por pelo menos dois pareceristas, em sistema double blind review.</p> <p><strong>ISSN: 2763-8421</strong></p>https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/339RESPONSABILIDADE CIVIL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO POR LESÕES OCORRIDAS DURANTE PRÁTICAS ESPORTIVAS2024-08-02T00:04:04+00:00Paulo Douglas Alexandrino Knuppdouglasknupp@yahoo.com.br<p>O presente artigo tem como objetivo discutir questões relacionadas ao grau de responsabilização das instituições de ensino públicas e privadas na ocorrência de acidentes de seus estudantes durantes práticas esportivas no interior de sua propriedade, fazendo-se considerações acerca dos principais dispositivos legais quanto ao tema, bem como o posicionamento doutrinário de alguns autores. Além dos dispositivos legais e doutrinários, são apresentados julgados recentes sobre diferentes eventos relacionados ao tema proposto. Discorrendo sobre o assunto, são elencadas as principais incidências de condenação das instituições de ensino e os requisitos jurídicos que classificam a ocorrência da Responsabilização Civil pelos tribunais de justiça. Ao final, conclui-se quais fatores são necessários para se minimizar os danos ao aluno e evitar uma sentença judicial condenatória às unidades de ensino pública e privadas.</p>2024-09-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/334A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO ALUNO NUM COLÉGIO DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE APARECIDA DE GOIÂNIA2024-07-25T00:01:19+00:00HUMBERTO PINHA AHUANARIorquideaabacaxibc49@outlook.com<p>O presente trabalho bibliográfico objetivou analisar o processo da educação física no ambiente escolar como também o desenvolvimento motor dos respectivos alunos como as expectativas e a importância da mesma, nas aulas de Educação Física escolar é um desafio a ser vencido pela escola, pois promove, além da integração e socialização, o respeito às diferenças. Para proporcionar um ensino de qualidade são relevantes que se conheçam as deficiências, e para que haja inclusão e não exclusão ao mesmo tempo, é preciso adaptar as atividades como forma de beneficiar a todos. A Educação Física contribui para o processo inclusivo nas escolas regulares. A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana. Sendo assim, a educação física abrange também alunos acometidos de alguma doença ou impossibilidade, alunos oriundos de populações nômades e etnias, além dos alunos em situação de risco, entre outros. A educação física é o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede regular de ensino. Em seTratando da busca de uma sociedade inclusiva, faz-se necessário pensar em atividades de inclusão para além do ambiente escolar. Ao educar, tanto a escola pública como a privada não podem jamais perder isso de vista.</p>2024-09-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/333A IMPORTANCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SÉRIES INICIAIS2024-07-25T00:03:34+00:00Juliana Ximenes Medeirosjulianaxmdona@gmail.com<p>O objetivo principal desse trabalho foi analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil. Após uma revisão bibliográfica onde utilizamos os estudos que foram realizados por Barreto e Falcão (2009) onde explicavam que a psicomotricidade transforma o corpo em um instrumento de relação e expressão humana, e que segundo Caetano (2005) o desenvolvimento individual de uma criança pode ocorrer em diferentes fases da vida. Analisamos nessa pesquisa que atividades psicomotoras podem favorecer funções consideradas básicas para o desenvolvimento infantil como: esquema corporal, imagem corporal, lateralidade, coordenação geral e orientação espaço-temporal e que a aplicação da mesma por meio de atividades lúdicas pode melhorar o comportamento e a coordenação motora das crianças e desta forma facilitar o aprendizado. Que segundo Santos (2015), Carvalho (2005) e Carvalho e Begnis (2006) afirmaram em seus estudos que o educador tem um papel importante como mediador dessas atividades lúdicas em sala de aula, e desta forma, tornando assim as crianças mais espontâneas e preparadas para o futuro. Dentro da minha atuação posso verificar a aplicação da psicomotricidade em crianças, com faixa etária de seis messes a um ano e meio, sendo as atividades psicomotoras um instrumento de formação para a aquisição de habilidades motoras e cognitivas que ajudaram na construção de movimentos corporais e a formação da escrita no futuro.</p>2024-09-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDEhttps://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/332A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.2024-07-23T23:21:25+00:00Camila Maria Buriolacamilamariaburiola@hotmail.com<p>Esta pesquisa tem como objetivo principal empreender reflexões que visem à possibilidade de entendimento a respeito da importância das atividades lúdicas e/ou das brincadeiras nas aulas de educação física e seu valor para o desenvolvimento infantil. O interesse é o de proporcionar conhecimento aos interessados inclusive aos professores de Educação Infantil sobre a possibilidade de valorizar e incluir o lúdico em sua prática docente. A escolha por essa temática justifica-se pelos saberes experienciais construídos ao longo da vida pessoal da pesquisadora, nas práticas vivenciadas durante os estágios realizados em escolas de Educação Infantil, na medida em que nesses estágios obteve-se contato com materiais lúdicos pedagógicos e com oficinas educativas. A metodologia empregada nesse estudo foi revisão bibliográfica mediante abordagem qualitativa exploratória. Os resultados indicam que a ludicidade se tornou um objeto importante na constituição do conhecimento, que o ato de brincar é algo automático e espontâneo da criança, sendo assim essa prática educativa lúdica nasce como uma peça essencial de intervenção ao processo de ensino, na qual a sua ampliação torna-se extraordinário para a concepção e interação social do educando com o meio fortalecendo as relações interpessoais. O emprego da ludicidade como método de ensino por meio das práticas pedagógicas permite ao educador uma observação aos diversos níveis de desenvolvimento que o estudante expõe além de promover o estímulo à aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo também ver a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem, estimular sobre o papel dos docentes da educação infantil.</p> <p> </p>2024-08-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE