A HISTÓRIA DO CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O CORCUNDA DE NOTRE DAME.

Autores

  • Maria Lavinia da Silva
  • Meire Aparecida Lóde Nunes
  • Juliana Dias Boaretto

DOI:

https://doi.org/10.33872/rebesde.dossie.v1n1.e009

Resumo

Esta pesquisa objetivou verificar a quantidade de publicações e quais os principais enfoques atribuídos a obra de Victor Hugo, O Corcunda de Notre Dame, no campo da Educação Física. A formação em Educação Física, apesar dos avanços, ainda carrega estereótipos que influenciam a escolha de muitos estudantes por essa graduação. A hipervalorização prática, em detrimento do campo teórico, contribui para o desinteresse pela história do corpo como condição para a mudança das práticas pedagógicas. Para a realização da pesquisa foi adotado como procedimento metodológico o Estado do Conhecimento. Conhecer a história do corpo e da Educação Física é, a nosso ver, condição para toda atuação profissional consciente e comprometida com o desenvolvimento humano e social. Com a realização dessa pesquisa pretende-se contribuir com desconstrução do pensamento da Educação Física unicamente como um campo da prática de exercícios físicos e entendê-la como uma construção sociocultural que requer conhecimento histórico por parte de seus profissionais para a autonomia da área do conhecimento. Por meio da pesquisa realizada verificamos que o número de publicações é reduzido em relação a temática nos últimos anos e a partir da análise das publicações foi possível observar os principais enfoques atribuídos a obra de Victor Hugo.

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Publicado

2025-02-12