FELICIDADE
UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES E IDOSOS A PARTIR DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33872/rebesde.dossie.v1n1.e005Resumo
O estudo Felicidade: Uma Análise das Percepções de Adolescentes e Idosos a Partir da Prática da Educação Somática, explora a busca pela felicidade, tema central na filosofia ao longo dos séculos. Na contemporaneidade, sob a influência do capitalismo, a felicidade é frequentemente associada à posse de bens materiais. No entanto, essa visão tem se mostrado insatisfatória, refletida no aumento das preocupações com a saúde mental, conforme aponta o Instituto Ipsos (2023), onde 52% dos brasileiros consideram a saúde mental como o principal problema do bem-estar. Este projeto é interdisciplinar, integrando áreas da educação física e da filosofia. Propõe investigar as percepções de felicidade entre adolescentes e idosos, explorando o papel da educação somática na promoção do bem-estar. A pesquisa se destaca por abordar a felicidade em um contexto intergeracional, preenchendo lacunas nos estudos atuais. A metodologia é qualitativa, descritiva e exploratória, com aplicação do Questionário da Felicidade de Oxford, gravação dos relatos dos participantes da pesquisa e registro no diário de bordo. A análise será indutiva, com categorias de análise emergindo dos dados coletados. O projeto tem como objetivo verificar como a educação somática pode contribuir com as percepções de felicidade de um grupo adolescentes e idosos que frequentam o Centro da Juventude de Campo Mourão, abordando a complexidade da felicidade integrada entre diferentes campos do conhecimento.
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