CONSCIÊNCIA CORPORAL E A PERCEPÇÃO DE FELICIDADE PELOS ESTUDANTES COM TDAH

Autores

  • Claudia Regina Ramos Pietchaki PPGSeD Unespar Campo Mourão
  • MEIRE APARECIDA LÓDE-NUNES Unespar Universidade Estadual do Paraná Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.33872/rebesde.dossie.v1n1.e010

Palavras-chave:

corpo, felicidade, percepção, TDAH

Resumo

O número de alunos com TDAH, no Ensino Fundamental, aumentou significativamente. Em muitos casos, o controle comportamental desses estudantes ocorreu por meio de tratamentos medicamentosos. Contudo, fatores sociais e culturais contemporâneos provocaram sentimentos de inadequação, tristeza e frustração, prejudicando a qualidade de vida dessas crianças. Este estudo investigou o conceito de felicidade entre estudantes com TDAH e analisou como intervenções de consciência corporal influenciaram essa percepção e contribuíram para a melhoria da qualidade de vida. Os resultados foram baixos, conforme análise e a necessidade e obtenção de mais práticas corporais podem influenciar essa percepção e contribuir para o bem-estar desses alunos. A carência de mais pesquisas que abordam especificamente a relação entre consciência corporal e a percepção de felicidade em estudantes com TDAH. Além disso, a complexidade do transtorno e a influência de múltiplos fatores, como contexto social, emocional e escolar, indicam a necessidade de mais pesquisas aprofundadas. A falta de investigações científicas externas para disciplinas não medicamentosas, como técnicas corporais, também reforça a importância de ampliar os estudos nessa área para compreender a consciência corporal e a percepção da felicidade.

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Publicado

2025-02-12