A IMPORTANCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SÉRIES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.33872/rebesde.v5n2.e042Resumo
O objetivo principal desse trabalho foi analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil. Após uma revisão bibliográfica onde utilizamos os estudos que foram realizados por Barreto e Falcão (2009) onde explicavam que a psicomotricidade transforma o corpo em um instrumento de relação e expressão humana, e que segundo Caetano (2005) o desenvolvimento individual de uma criança pode ocorrer em diferentes fases da vida. Analisamos nessa pesquisa que atividades psicomotoras podem favorecer funções consideradas básicas para o desenvolvimento infantil como: esquema corporal, imagem corporal, lateralidade, coordenação geral e orientação espaço-temporal e que a aplicação da mesma por meio de atividades lúdicas pode melhorar o comportamento e a coordenação motora das crianças e desta forma facilitar o aprendizado. Que segundo Santos (2015), Carvalho (2005) e Carvalho e Begnis (2006) afirmaram em seus estudos que o educador tem um papel importante como mediador dessas atividades lúdicas em sala de aula, e desta forma, tornando assim as crianças mais espontâneas e preparadas para o futuro. Dentro da minha atuação posso verificar a aplicação da psicomotricidade em crianças, com faixa etária de seis messes a um ano e meio, sendo as atividades psicomotoras um instrumento de formação para a aquisição de habilidades motoras e cognitivas que ajudaram na construção de movimentos corporais e a formação da escrita no futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.