A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR
DISCURSO OU REALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33872/rebesde.v4n2.e031Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Documentos legais, Discurso ou realidadeResumo
O presente estudo possui como temática a inclusão escolar, que por sua vez tem sido amplamente divulgada no panorama educacional. Nesse cenário, a pesquisa tem como problemática: Será que inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular ocorre em conformidade ao apresentado nos documentos legais? Almejando responder essa indagação, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu por meio de um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, pautados em uma perspectiva crítica e reflexiva, cujo objetivo é analisar os discursos legais referente à inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular. Para tanto, abordamos inicialmente a inclusão escolar por um viés histórico e consequentemente, identificamos os discursos para efetivação da inclusão escolar. O estudo mostrou que a inclusão escolar é marcada por uma historicidade, que se propaga em discursos legais e nos diversos contextos escolares. Assim, concluímos que a inclusão escolar é descrita nos documentos legais em discursos imbricados de intencionalidades, sendo que sua efetivação no cotidiano escolar ainda é marcada por desafios e não decorre de forma homogênea.
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