O IMPACTO DO FUTSAL NA COORDENAÇÃO ÓCULO-PEDAL DE ESCOLARES DE 7 A 9 ANOS DA CIDADE DE CAMBARÁ-PR

Autores

  • Wendel Rafael Silveira Ferreira Centro Universitário Unifatecie

DOI:

https://doi.org/10.33872/rebesde.v4n1.e026

Palavras-chave:

Futsal, Coordenação óculo-pedal, Desenvolvimento motor

Resumo

O presente estudo se refere a uma avaliação na modalidade futsal em escolares que praticam e que não praticam essa modalidade. Foi avaliado se o futsal auxilia na melhora da coordenação óculo pedal de seus praticantes. Foram definidos dois grupos de escolares com idade entre 7 e 9 anos, ambos matriculados no Colégio Estadual Carolina Lupion. O primeiro grupo pratica futsal na escolinha Dani gol 3 vezes por semana, enquanto que o segundo grupo apenas frequenta as aulas de educação física. Como procedimento foi aplicado o teste de práxia-global para coordenação óculo-pedal. Os materiais utilizados foram: papel sulfite, caneta esferográfica, uma bola de tênis, uma cadeira uma fita métrica, prancheta e fita crepe. A pesquisa contou com 26 alunos praticantes e não praticantes de futsal, onde foi encontrado um melhor resultado nos alunos que praticam o futsal. O futsal com certeza é uma ferramenta para melhorar o desempenho motor das crianças na escola, por isso devemos ofertar essa modalidade na escola pois sua contribuição para o desenvolvimento motor da criança e gigantesca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-13