Estratégias de treinamento de força específicas para pugilistas

Autores

  • Anderson Belai
  • THAIS REGINA RAVAZI DE SOUZA UEM - Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33872/rebesde.v4n1.e024

Palavras-chave:

Boxe, Treinamento de força, Pugilistas

Resumo

Este artigo aborda as estratégias de treinamento de força específicas para pugilistas no campo da Educação Física. O objetivo principal é explorar a importância do treinamento de força no boxe, com foco em diferentes aspectos, como a melhoria da capacidade cardiovascular, o desenvolvimento da força explosiva, a resistência muscular, a estabilidade articular e a prevenção de lesões. Para o desenvolvimento do trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica. Com a construção do trabalho foi possível compreender que o treinamento de força adequado e individualizado desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos pugilistas, proporcionando melhorias no desempenho atlético, resistência muscular e estabilidade articular. Destacamos a importância de um programa de treinamento progressivo e personalizado, além de medidas de recuperação e regeneração muscular para maximizar os benefícios do treinamento e prevenir lesões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALDAS, Lucas Rogério dos Reis et al. Dezesseis semanas de treinamento físico multicomponente melhoram a resistência muscular, agilidade e equilíbrio dinâmico em idosas. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 41, p. 150-156, 2019.

D'ELIA, Luciano. Guia completo de treinamento funcional. Phorte Editora LTDA, 2017.

JOÃO, Gustavo Allegretti; CHARRO, Mario Augusto; JUNIOR, Aylton Figueira. Manual da musculação competitiva: do iniciante ao avançado. Phorte Editora, 2018.

LOTURCO, Irineu et al. Strength and power qualities are highly associated with punching impact in elite amateur boxers. The Journal of Strength & Conditioning Research, v. 30, n. 1, p. 109-116, 2016.

MACHADO, Susane Moreira et al. Análise biomecânica dos extensores e flexores do joelho por meio do dinamômetro isocinético em praticantes de artes marciais. Revista Univap, v. 18, n. 31, p. 5-12, 2012.

MIL-HOMENS, Pedro. Formas de Manifestação da Força. Treino da Força-Volume 1-Reedição Revista, 2022.

MOREIRA, Tálita de Melo. Uso de bandagens funcionais em atletas de diferentes esportes. 2021.

PANELLI, Cecilia; DE MARCO, Ademir. Método Pilates de condicionamento do corpo: um programa para toda a vida. Phorte Editora LTDA, 2017.

PAULO, Luiz Fernando de Lima. Treinamento desportivo: Da saúde e emagrecimento ao alto rendimento. Cia do eBook, 2016.

SILVA, Willian das Neves. Efeitos do treinamento de força no músculo esquelético em ratos com caquexia induzida pelo câncer. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

UTOMI, Victor et al. Systematic review and meta-analysis of training mode, imaging modality and body size influences on the morphology and function of the male athlete's heart. Heart, v. 99, n. 23, p. 1727-1733, 2013.

ZANATTA, Daniel. Métodos de Treinamento para Força e Hipertrofia. Daniel Zanatta, 2021.

Downloads

Publicado

2023-07-17