A DANÇA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

UM ESTUDO DAS PUBLICAÇÕES NOS PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS

Autores

  • Elaine Pires da Silva Unespar - Universidade Estadual do Paraná
  • Meire Aparecida Lóde Nunes Unespar - Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33872/rebesde.v4n1.e023

Palavras-chave:

Educação, Dança, História, Estado do Conhecimento, Linguagem corporal

Resumo

Ao olharmos para os períodos histórico percebemos que a dança acompanha o próprio desenvolvimento da humanidade nos aspectos educacionais, lúdicos e religiosos, participando, assim, dos diferentes processos de formação humana.  No que refere a dança como forma de educação, podemos considerar que ela é um meio de proporcionar o desenvolvimento do indivíduo a partir do seu corpo. Todavia, mesmo diante da intrínseca relação da dança e a formação humana, quando consultamos as publicações de livros nos parece que há um desinteresse acadêmico sobre a temática no que concerne a historiografia da educação. Diante disso, nos questionamos:  será que podemos encontrar estudos que consideram a dança no campo da educação nos periódicos qualificados na área de história da educação? Com o intuito de responder essa questão realizamos essa pesquisa que teve como objetivo verificar a recorrência de pesquisas com a temática dança no campo da história da educação.  Para sua realização adotou-se o estado do conhecimento que consiste no levantamento da produção de materiais acerca de um tema por meio da sua identificação, seu registro e sua categorização. A coleta de dados foi realizada em cinco periódicos qualificados no campo da história da educação. O recorte temporal foi de 20 anos, iniciando em 2001 e se estendendo até 2021. O desenvolvimento da pesquisa mostrou que a produção de estudos no campo da história da educação é baixíssima, sendo encontrados apenas três publicações. Dessa forma evidencia que há pouco interesse por parte dos pesquisadores na dança como objeto de estudo na área da história da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez; OLIVEIRA, Wilson Raimundo de. A cultura escolar democrática no colégio universitário da UFMA (1980- 1995). Revista Brasileira de História da Educação. Maringá/PR. v. 21, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/issue/archive

GARCIA, Gilberto Vieira; SILVA Gustavo da Motta. Música, ginástica e dança no ensino secundário no brasil do século XIX. Revista Brasileira de História da Educação. Maringá/PR. v. 21, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/issue/archive

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Ed. Nova Fronteira S.A. Rio de Janeiro, 1973.

GIL, Antônio, Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa. 4º Edição. São Paulo: Atlas, 2002.

LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MAINARDES, Terezinha A. J. O Professor PDE E Os Desafios Da Escola Pública Paranaense, A Contextualização Da Dança Como Meio De Interação E Comunicação Do Homem Na Sociedade. Londrina P.R, 2010. Ebook. Disponível em: file:///D:/LEC/materias%20do%20TCC/A%20contextualiza%C3%A7ao%20da%20dan%C3%A7a%202010.pdf acesso em 04/2021.

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

MELO, Victor Andrade de. A dança nas escolas do Rio de Janeiro: do século XIX (décadas de 1820-1860). Revista Brasileira de História da Educação. Maringá-PR, v. 16, n. 3 (42), p. 323-352, jul./set.2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/issue/archive

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Porto Alegre: Educação Por Escrito. v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.

NILZA, Coqueiro Pires de Sousa; HUNGER, D. A. C. F; CARAMASCH, S. A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido. Motriz, Rio Claro, v.16, n.2, p.496-505, abr./jun. 2010. Disponível em: file:///D:/LEC/materias%20do%20TCC/Artigo%20A%20DAN%C3%87A%20NA%20ESCOLA%20UM%20SERIO%20PROBLEMA%20A%20SER%20RESOLVIDO.pdf

PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1989.

STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla, Entre a Arte e a Docência: a formação do artista da dança. Editora Papirus, 2006, Ebook. Disponível em:

THOMAS, Jerry. R.; NELSON, Jack. K; SILVERMAN, Stephen J. Introdução à pesquisa em atividade física. In: Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre, 2012.

Downloads

Publicado

2023-07-17