CRIANÇAS COM TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/rebesde.v3n1.e015

Palavras-chave:

Autismo, Psicopedagogia, Preconceito, Inclusão

Resumo

O TEA- transtorno do espectro autista é uma condição que compromete a capacidade de comunicação e a linguagem do ser humano om esse quadro. As crianças com esse transtorno têm dificuldade em perceber acontecimentos compartilhados ao seu redor, de expressar o que pensam ou sentem em diversas situações, têm dificuldades também de utilizar as palavras de acordo com o contexto, entre outras características que prejudicam seu desenvolvimento global. A área da Psicopedagogia estuda a relação entre a mente humana e aprendizagem. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento e aprendizagem. O acesso à informação ajuda as pessoas que lidam com crianças com TEA, os pais, professores e familiares dessas crianças, auxiliam a conhecer melhor as características do transtorno e como lidar com ele. O trabalho visa a contribuição da mediação do psicopedagogo no ambiente inclusivo escolar. O principal objetivo do trabalho é a busca de informação para desmistificar o preconceito com relação ao tema, e ainda demonstrar que é possível conviver com crianças com TEA de maneira natural, também conhecer o papel do Psicopedagogo educacional e a sua relação prática com os educandos. A escolha do tema foi pensando em formas de contribuição para o ensino, já que atualmente o índice de transtornos tem sido mais frequente em ambientes escolares

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

CUNHA, E. Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar – ideais e práticas pedagógicas. 2ª ed. RJ: Wak Editora, 2013.

DIAS, Brenda E.; MENDES, Iranilda F.; OLIVEIRA, Silvana Paula Z.; Andrezza Emilly C. O papel do psicopedagogo no enfretamento das dificuldades de aprendizagem e suas causas. Trabalho de Conclusão (Especialização Psicopedagogia e Educação Especial). Centro de Educação. IDAAM Educação Superior, 2019; 35p.

GOMES P. T. M., et al. Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies. Jornal de Pediatria, v. 91, n.2, p. 111-121, 2015.

NOGUEIRA, Tânia. Um novo olhar sobre o mundo oculto do autismo. Revista Época. São Paulo: Editora Globo, nº 473, p. 76-85. Jun. 2007.

OLIVEIRA, Marta. K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento: um Processo Sócio- Histórico. São Paulo: Scipione, 2005.

SOWA, M.; MEULENBROEK, R. Research in Autism Spectrum Disorders Effects of physical exercise on Autism Spectrum Disorders: A meta-analysis. Research in Autism Spectrum Disorders, v.6, n.1, p.46-57, 2015

Downloads

Publicado

2023-04-27