EDUCAÇÃO E AS TICS

A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/rebesde.v3n1.e014

Palavras-chave:

TICs, WhatsApp, Educação, EAD, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta um estudo envolvendo a utilização do WhatsApp como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Durante o período de isolamento social, provocado pela pandemia da COVID-19, a escola precisou se reinventar adotando métodos que possibilitam a continuação do processo de ensino, que se deu através das TICs. Nesse mesmo período, a EaD ganhou espaço considerável e as aulas remotas, síncronas e assíncronas se tornaram a saída que muitas escolas usaram para se sobressair com a utilização de metodologias ativas, possibilitando que os estudantes se tornassem produtores do próprio conhecimento. Entre as ferramentas tecnológicas e plataformas digitais utilizadas em sala de aula, que se destacaram nesse período, está o WhatsApp. Os resultados da pesquisa, por meio de levantamento bibliográfico realizado em artigos, livros e sites da internet e baseado na experiência vivenciada pelo autor, apontam que o WhatsApp foi o aplicativo mais utilizado pelos professores e alunos na modalidade de ensino remoto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, J. ICT Transforming Education: a Regional Guide. Bangkok: UNESCO. 2022. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001892/189216e.pdf>. Acesso em 15 de novembro de 2022.

FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; FERRETE, Rodrigo Bozi. Reflexões sobre a tecnologia computacional na educação: a experiência do IFS. 1 ed. Aracaju: IFS, 2016.

LEITE, Bruno S. Ensino híbrido utilizando a Rede Social Edmodo: um estudo exploratório sobre as potencialidades educacionais para o Ensino de Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 10(3), 206-230. 2017.

LEITE, Bruno S. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015.

LUCENA, Simone; OLIVEIRA, Arlene Araújo; JUNIOR, Gilson dos Santos Pereira. WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. In. A web 2.0 e os software sociais: outros espaços tempos multireferênciais de formação na iniciação à docência. Salvador: EDUFBA, 2017.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos– Novos desafios e como chegar lá. 5.ed. Campinas: Papirus, 2013.

PEREIRA, Adriana Soares...[et tal.]. Metodologia da aprendizagem em EAD [recurso eletrônico] – 1. Ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, 2017.

REIS, Linda G. Produção de Monografia da teoria à Prática: o Método Educar pela pesquisa (MEP). 4. ed. Brasília: Senac-DF, 2012.

VIANA, M. A. P.; SILVA, G. da (orgs). Tempos de cibercultura, narrativas digitais e currículo: potencialidades educativas. In TALARICO, F. F. (et al.). Maceió: Edufal, 2019.

WHATSAPP. Sobre o WhatsApp. Disponível em: <https://www.whatsapp.com/?l=pt_br>. Acesso em: 10 de novembro de 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-27