Edições anteriores

  • ANAIS DO IV ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE PRÁTICAS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
    v. 4 n. 1 (2024)

    O IV Encontro Interdisciplinar de Práticas e Pesquisas em Educação (EIPPE) é uma atividade específica do curso de Pedagogia do Centro Universitário UniFatecie, aberto a comunidade acadêmica e a comunidade externa. Este evento é resultado de um esforço conjunto e do compromisso contínuo de nossa comunidade acadêmica com a educação.
    O EIPPE teve início em 2021, em um momento desafiador, quando a pandemia acentuou os problemas já existentes, forçando-nos a repensar nosso modo de ensinar e aprender. Foi nesse contexto de reflexão que decidimos criar este espaço de diálogo e troca, buscando soluções para os desafios da educação. Desde então, nosso encontro se consolidou como um espaço de interdisciplinaridade, ação prática e pesquisa, no qual educadores, pesquisadores e estudantes se reúnem para colaborar, aprender e crescer juntos.
    Neste IV EIPPE, convidamos todos nós a refletir sobre a urgência das mudanças climáticas, que exige uma abordagem educacional que ultrapasse os limites tradicionais e engaje a comunidade acadêmica preparando-os para serem agentes de mudança em suas comunidades. A inclusão da educação climática no currículo é essencial, pois prepara os futuros educadores e os jovens estudantes para enfrentarem os desafios ambientais com conhecimento, sensibilidade e capacidade de ação. Neste contexto, o IV EIPPE sobre "Educação Climática: Conhecimento, Ação e Resiliência para Transformação Social", integra a teoria e prática na formação pedagógica, além de proporcionar, uma compreensão sobre como as mudanças climáticas afetam todos os aspectos da vida humana e como a educação pode atuar como uma ferramenta poderosa para a resiliência e justiça climática.

  • ANAIS DO III ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE PRÁTICAS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
    v. 3 (2023)

    O III Encontro Interdisciplinar de Práticas e Pesquisas em Educação (EIPPE) é uma atividade específica do curso de Pedagogia do Centro Universitário UniFatecie, aberto a comunidade acadêmica e a comunidade externa. Este evento é resultado de um esforço conjunto e do compromisso contínuo de nossa comunidade acadêmica com a educação.
    O EIPPE teve início em 2021, em um momento desafiador, quando a pandemia acentuou os problemas já existentes, forçando-nos a repensar nosso modo de ensinar e aprender. Foi nesse contexto de reflexão que decidimos criar este espaço de diálogo e troca, buscando soluções para os desafios da educação. Desde então, nosso encontro se consolidou como um espaço de interdisciplinaridade, ação prática e pesquisa, onde educadores, pesquisadores e estudantes se reúnem para colaborar, aprender e crescer juntos.
    Neste III EIPPE, convidamos todos nós a refletir sobre como podemos incorporar os princípios do diálogo, da interação horizontal entre educadores e educandos, em nossa prática educacional. Deste modo, o III EIPPE, socializa reflexões, análises, resultados parciais e finais de pesquisas e experiências de práticas pedagógicas nas diferentes modalidades e níveis de ensino, integrando-as e debatendo possibilidade teórico e prática. Além de assegurar uma articulação entre os acadêmicos de diferentes ciclos, possibilitando um momento formativo e de fortalecimento da unidade do curso de Pedagogia.

  • ANAIS DO II ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE PRÁTICAS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
    v. 2 (2022)

    O II Encontro Interdisciplinar de Práticas e Pesquisas em Educação (EIPPE) é uma atividade específica do curso de Pedagogia do Centro Universitário UniFatecie, aberto a comunidade acadêmica e externa. Nesse ano de modo presencial, este evento demonstra a importância de uma formação inicial e continuada atrelada a reflexão e a crítica aos encaminhamentos educacionais.
    O EIPPE teve início em 2021, em um momento desafiador, quando a pandemia acentuou os problemas já existentes, forçando-nos a repensar nosso modo de ensinar e aprender. Foi nesse contexto de reflexão que decidimos criar este espaço de diálogo e troca, buscando soluções para os desafios da educação. Desde então, nosso encontro se consolidou como um espaço de interdisciplinaridade, ação prática e pesquisa, onde educadores, pesquisadores e estudantes se reúnem para colaborar, aprender e crescer juntos.
    Neste II EIPPE, convidamos todos nós a refletir sobre as políticas educacionais e atuação do pedagogo, em específico sobre os impactos das políticas educacionais na formação de professores, que por sua vez, se encontra atrelada ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na educação básica. Logo, o II EIPPE, socializa reflexões, análises, resultados parciais e finais de pesquisas e experiências de práticas pedagógicas nas diferentes modalidades e níveis de ensino, integrando-as e debatendo possibilidade teórico e prática. Além de assegurar uma articulação entre os acadêmicos de diferentes ciclos, possibilitando um momento formativo e de fortalecimento da unidade do curso de Pedagogia.

  • ANAIS DO I ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE PRÁTICAS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
    v. 1 (2021)

    O I Encontro Interdisciplinar de Práticas e Pesquisas em Educação (EIPPE) é uma atividade específica do curso de Pedagogia do Centro Universitário UniFatecie, que surgiu em um contexto pandêmico, em decorrência da Covid-19. Este evento é aberto a comunidade interna e externa, cuja finalidade é propiciar reflexões sobre as práticas e pesquisas em educação, principalmente na atual conjuntura, quando a pandemia acentuou os problemas já existentes, forçando-nos a repensar nosso modo de ensinar e aprender.
    Nesse contexto de reflexão, que decidimos criar este espaço de diálogo e troca, buscando soluções para os desafios da educação. Realizando consequentemente uma articulação entre os acadêmicos e possibilitando um momento formativo e de fortalecimento da unidade do curso de Pedagogia. Logo, temos a estruturação e desenvolvimento do nosso I EIPPE, que ocorreu no formato remoto, transmitido no canal do Youtube do curso de Pedagogia, diante do momento desafiador que vivemos, marcado por restrições de convívio social.
    Neste I EIPPE, convidamos todos nós a refletir sobre a atuação do pedagogo no ambiente não escolar, mostrando a amplitude de atuação do graduado em pedagogia. As discussões permearam as esferas da Educação Social, da Pedagogia Hospitalar e da Pedagogia Organizacional. Além disso, ocorreu a socialização de reflexões, análises, resultados parciais e finais de pesquisas e experiências de práticas pedagógicas nas diferentes modalidades e níveis de ensino, integrando-as e debatendo possibilidade teórico e prática.