A PERCEPÇÃO DO PSICÓLOGO SOBRE O USO DA EQUOTERAPIA NOS PORTADORES DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
Equoterapia, Transtorno do Espectro Autista, PsicologiaResumo
Este artigo descritivo com abordagem qualitativa tem como objetivo conhecer as características das crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), compreender a prática equoterápica, relacionar a equoterapia com o TEA e identificar a percepção de psicólogos sobre a importância da equoterapia no tratamento do autismo. Primeiramente realizou-se uma pesquisa bibliográfica para conhecer as características e os sintomas do autismo em geral, a identificação pelos pais, e o modo geral como acontece a prática equoterápica em crianças. A pesquisa de campo foi composta por uma entrevista semiestruturada aplicada em duas psicólogas e foi realizada uma análise de conteúdo das respostas, o que possibilitou verificar a percepção que os psicólogos têm sobre os benefícios trazidos pela prática da equoterapia em crianças portadoras do TEA. A prática equoterápica foi descrita como um importante recurso que contribui para o desenvolvimento de crianças com TEA. Além da melhora do equilíbrio, da coordenação motora, consciência corporal, da respiração e das capacidades cardiovasculares, enfatizou-se também o aspecto afetivo e emocional do praticante, auto estima e potencializador da confiança do praticante.
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Copyright (c) 2021 Aline Larrissa Trombini Fernandes, Ediely Ferreira Casagrande, Jackeline Baraldo Zampar, Lucyanne de Souza Meira, Leonardo Pestillo de Oliveira, Paula Farineli de Souza, Lucas França Garcia, Marcos Paulo Shiozaki
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