Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos da submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Serão aceitos textos originais (mínimo de 10 e máximo de 20 pags.) que se enquadrem nas seguintes categorias:

  1. Artigos (será abarcado estudos teóricos, revisões bibliográficas, relatos de pesquisas);

  2. Relatos de experiência profissional;

  3. Ensaios;

  4. Resenhas de obras publicadas recentemente;

  5. Traduções de textos clássicos da Psicologia, e;

  6. Entrevistas com pesquisadores relevantes.

 

Os artigos submetidos à revista serão apreciados pela equipe editorial e caso aprovados serão encaminhados para avaliadores(as) ad hoc, que devem apontar ausência de conflito de interesse na avaliação cega (blind review).

Os pareceres emitidos pelos consultores contêm justificativas que podem sugerir a aprovação para publicação sem alterações, a aprovação para publicação com recomendações de alterações ou a não recomendação de publicação. Aos membros do Equipe Editorial, após a apreciação reformulada, cabem as decisões finais sobre os manuscritos, inclusive quanto à necessidade de novas reformulações. O Conselho Editorial reserva-se o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar o processo editorial.

No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, será exigido, nos termos das Resoluções 466/2012 e 510-2016 CNS, a aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos.

Como condição de submissão, para qualquer tipo de trabalho, um(a) dos(as) autores(as) deve possuir ao menos o título de mestre.

Importante: os autores não são submetidos a uma taxa de submissão de artigos ou de avaliação dos mesmos. 

Para verificar as normas de apresentação, verifique nosso template (atualizado em 09/2023)

Depois de adequados às normas, os textos originais deverão ser submetidos eletronicamente pelo site.

É importante destacar que o total dos arquivos encaminhados eletronicamente não podem ultrapassar 5 MB. No corpo do texto, não identificar os autores do trabalho. A identificação constará apenas na primeira página, que será retirada (os dados) pelos editores antes do envio aos avaliadores. Os links de sites citados devem estar ativos com um clique.

 

Revisão final

 

Antes de enviar os manuscritos para publicação, o Editor enviará uma prova online para a revisão dos autores. Esta revisão deverá ser feita em três dias úteis e devolvida à Revista. Caso os autores não devolvam indicando correções, o texto será publicado conforme a prova.

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