O DESEMPREGO E A SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR: IMPACTOS E ENFRENTAMENTOS
https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v1n2.desemprego
Palavras-chave:
Trabalho, Desemprego, Saúde MentalResumo
O desemprego como fenômeno estrutural do sistema de produção capitalista vem sendo um tema cada vez mais estudado no campo das ciências humanas e sociais, mas que demanda mais estudos no campo da psicologia, face aos inúmeros danos à saúde mental causado às pessoas que estão fora do mercado de trabalho. O presente documento apresenta os resultados de um trabalho realizado no âmbito de um Programa Institucional de Iniciação Científica que teve como objetivo identificar as consequências do desemprego sobre a saúde mental dos trabalhadores, buscando ainda investigar junto a pessoas desempregadas o significado que o trabalho e o desemprego têm para elas; os tipos de agravos à saúde mental mais recorrentes, quando presentes e; verificar as formas de enfrentamento à situação de desemprego. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo em que foram entrevistadas cinco pessoas com idades entre 27 e 59 anos que estavam desempregadas entre 4 meses a 4 anos, utilizando roteiro de entrevista semiestruturada. Pelas análises das entrevistas foi possível concluir que o contexto de desemprego e a falta de apoio institucional deixam o trabalhador bastante vulnerável quanto à manutenção da sua saúde mental. Apresentam-se ao final algumas propostas de intervenções institucionais possíveis para o atendimento a necessidades dessa população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda Rebeca Borges de Oliveira, Isabela Biserra Lins, Isadora de Moraes Blogoslawski, Romeia Satie Sartori, Waldeciria Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Licença CC-BY-NC -
"Conversas em Psicologia" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Os(as) autores(as) serão detentores dos direitos autorais do artigo.