TRANSTORNO DE ANSIEDADE EM ADOLESCENTES VESTIBULANDOS: APROXIMAÇÕES
https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v1n1.ansiedade
Palavras-chave:
Ansiedade, Adolescência, VestibularResumo
A ansiedade hoje é considerada um dos principais transtornos mentais que acomete a população. Especialmente na adolescência existem alguns fatores que podem desencadear ou potencializar quadros de ansiedade, como nos períodos em que esses jovens se preparam para o vestibular. Frente a essa problemática, o presente artigo apresenta o estudo realizado no âmbito de um projeto de iniciação científica que tem como objetivo principal levantar o que tem sido produzido sobre a prevalência de ansiedade e fatores de risco em estudantes candidatos ao vestibular, focando inicialmente o que foi produzido sobre estudantes da cidade de Maringá -PR. Por meio de uma revisão bibliográfica acerca da realidade de estudantes vestibulandos pesquisou-se no acervo da biblioteca central da Universidade Estadual de Maringá, nos bancos de dados BVS-PSI, SciELO, PePSIC, Google Acadêmico e em outros materiais como livros físicos, buscando-se contribuir com uma síntese do que vem sendo produzido. A revisão de literatura realizada abrangeu os conceitos de ansiedade e adolescência; os diversos fatores que podem desencadear ansiedade nos vestibulandos e; a importância de considerar a problemática da ansiedade em vestibulandos relacionando-a com a organização do sistema educacional. Verificou-se a quase inexistência de estudos referentes a estudantes de Maringá e poucos referentes à saúde mental dos vestibulandos de forma geral, indicando a necessidade de mais investigações sobre a temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Waldeciria Costa, Wesley Natan Ferrari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Licença CC-BY-NC -
"Conversas em Psicologia" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Os(as) autores(as) serão detentores dos direitos autorais do artigo.