ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO ENTORNO DO CÓRREGO CHIBIÚ NO MUNICÍPIO DE DIAMANTE DO NORTE/PR

Autores

  • Natalia Pereira Garcia IFPR-Instituto Federal do Paraná
  • Ana Maria Denardi IFPR-Instituto Federal do Paraná
  • Felipe Augusto Moreira Bonifácio IFPR-Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcalungaae.v1n1.e002

Palavras-chave:

Curso d’água. Impactos ambientais. Educação ambiental. Planejamento. Políticas Públicas.

Resumo

O crescimento da população humana tem provocado a degradação dos ecossistemas de água doce, principalmente aqueles próximos ou dentro do perímetro urbano. Este estudo investiga o estado de degradação de um pequeno córrego urbano (Chibiú) sob a perspectiva da percepção ambiental da população local que vive próxima a essa área de preservação permanente (APP). Esse córrego está localizado na cidade de Diamante do Norte, no Estado do Paraná. Avaliamos os principais impactos ambientais do córrego por meio da percepção retratada pela população local e da descrição da realidade estampada na região. Para isso, utilizamos também a pesquisa bibliográfica e uma abordagem qualitativa/quantitativa com dados estatísticos e a aplicação de um questionário estruturado. Constatamos que a Área de Preservação Permanente sofreu degradação progressiva de 2017 a 2019 (período da pesquisa). Além disso, detectamos que os moradores envolvidos no problema não identificam o córrego Chibiú como área de preservação permanente. Consequentemente, a população local não percebe os problemas ambientais existentes na área. Nossos resultados ilustram a necessidade de educação ambiental para as populações locais próximas aos córregos urbanos, pois somente assim a sociedade poderá compreender a degradação desses ambientes e exigir dos tomadores de decisão medidas que melhorem a qualidade desses ecossistemas.

Biografia do Autor

Natalia Pereira Garcia, IFPR-Instituto Federal do Paraná

Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus Paranavaí. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Paranavaí.

Ana Maria Denardi, IFPR-Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins -UFT(2013). Pós graduação em Engenharia do Produto e Design pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUC/PR (2004). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2003). Auxiliar técnica em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - CEFET/PR (1997). Professora Efetiva EBTT do Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí (IFPR) no programa de pós-graduação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ,membro do corpo docente e núcleo estruturante dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, médio integrado em Mecatrônica e pós médio em Eletromecânica. Chefe da seção de projetos na área da Arquitetura do Campus Paranavaí. Líder do grupo de pesquisa CNPQ Renova- Ambientes Sustentáveis e Energias Renováveis. Já atuou como Professora Substituta na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Professora Substituta e Efetiva no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) ministrando aulas para cursos de graduação, pós médio e médio integrado em disciplinas na área de Construção Civil ( Engenharia, tecnologia da construção civil e edificações) entre outras área afins. Atualmente ministra aulas nas disciplinas pertinentes a sua formação, desempenha o papel de chefe da seção de projetos e chefe de laboratório de Projetos e Cad do Campus Paranavaí além de participar de grupo de pesquisa e extensão no formato inter e multidisciplinar.

Felipe Augusto Moreira Bonifácio, IFPR-Instituto Federal do Paraná

Professor E.B.T.T do IFPR - Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí, atualmente coordenador do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio e do Grupo T.E.I.A. - Tecnologia, Educação, Informação e Arte. Atuo na área do Audiovisual com ênfase na produção de documentários, filmes ensaios e videarte. Possuo licenciatura, bacharelado e mestrado em Geografia pela UEM - Universidade Estadual de Maringá, e membro do Núcleo de Estudo em Mobilidade e Mobilização por esta mesma universidade.

Downloads

Publicado

2023-08-11