MÉTRICAS DE ENGAJAMENTO A PARTIR DA CONVERSAÇÃO DE USUÁRIOS DA MARCA NUBANK

Autores

  • Carlos Renan Samuel Sanchotene Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Lucas Vilela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v4n2.e053

Palavras-chave:

Análise crítica, Nubank, Twitter

Resumo

O presente artigo busca compreender como é formada a rede de conversação entre os usuários da marca Nubank no Twitter. Entre os objetivos busca-se estudar o compartilhamento de hashtags da marca identificando as métricas de engajamento que se baseiam nas seguintes categorias: voz dominante, preocupação, comprometimento, posicionamento e alinhamento. A metodologia foi elaborada a partir da Análise Crítica (ROGERS, 2018) do engajamento nas redes sociais digitais. Para tanto, foi analisada a hashtag #VemProNubankPadre criada no dia 22 de maio de 2019. Observa-se as estratégias de branding que caracterizam Nubank como uma lovemark e a importância de perfis dos clientes como participantes comprometidos com a discussão durante a exposição da hashtag.

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Biografia do Autor

Carlos Renan Samuel Sanchotene, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Professor do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais - Divinópolis. Email: carlos_sanchotene@yahoo.com.br 

Lucas Vilela, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Divinópolis. Email: vilelafr@outlook.com 

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Publicado

2023-09-29