VESTUÁRIO ENQUANTO CONSTITUINTE DA PERSONALIDADE

PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E FEMINISMO MARXISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v3n1.e029

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural. Personalidade. Vestimenta e gênero.

Resumo

De acordo com a Psicologia Histórico-cultural, a personalidade é construída a partir das relações históricas e sociais estabelecidas desde o início da vida, a partir de determinações e condições objetivas de vida que resultam em diferentes expressões do psiquismo. Na sociedade atual é comum a compreensão naturalizada de personalidade, assim, diferenças biológicas tornam-se justificativa para explorações e opressões. Na sociedade capitalista, a divisão de gênero gera uma hierarquia, de forma que o masculino é tido como superior ao feminino e o vestuário caracteriza externamente os valores simbólicos do grupo que se participa. O objetivo dessa pesquisa é estudar como a vestimenta contribui para a construção de gênero ao longo da história na sociedade patriarcal e como se apresenta na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como eixo central a constituição da personalidade e do gênero. Como resultados compreende-se que o desenvolvimento humano é produto do processo social de trabalho seguindo as leis biológicas e as leis socio-históricas. A personalidade, atrelada à atividade e à consciência, é categoria fundante da constituição da humanidade e contém suas próprias particularidades reguladoras. O gênero é uma construção social que divide a sociedade em homens e mulheres baseando-se em supostas diferenças biológicas, impondo aos indivíduos modos específicos de pensar e agir. Tal imposição só é possível a partir de processos de socialização, tendo a vestimenta como importante ferramenta, visto que é usada como materialização da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Gonzales Donadon Leal, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Lorena Gonzalez Donadon Leal é graduada em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM. Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Email: lorenagdleal@gmail.com

Adriana de Fátima Franco , Universidade Estadual de Maringá - UEM

Adriana de Fátima Franco é Pós-Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Araraquara). É professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - UEM. E-mail: adriffranco@hotmail.com

Referências

ASBAHR, F. S. F. “Por que aprender isso professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

CORBELO, L. G. Vivência e gênero a partir da psicologia histórico-cultural: primeiras aproximações. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.

CRANE, D. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senc, 2006.

IZQUIERDO, M. J. La construcción social de género. In: DÍAZ, C.; DEMA, S. Sociología y género. Madrid: Editorial Tecnos, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325602989_La_construccion_social_de_genero

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978a.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1978b.

LESSA, S. Abaixo a família monogâmica! São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

LINKE, P. P., O vestuário e a cultura dos objetos. In: SIMILI, I. G.; VASQUES, R. S. (org.), Indumentária e moda: caminhos investigativos. Maringá: Eduem. 2013.

MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

PASQUALINI, J.; MARTINS, L. M. Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a psicologia. Psicologia & Sociedade, Rio Grande do Sul, 2015, v. 27 n. 2, p. 362-371.

SIMILI, I. G.; PELEGRINI, S. C. A. Maria Thereza Goulart e a idealização do glamour feminino na década de 1960. In: SIMILI, I. G.; VASQUES, R. S. (org.), Indumentária e moda: caminhos investigativos. Maringá: Eduem. 2013.

SIMIONATO, M. A. V. Deficiência e Personalidade: o que pode revelar uma biografia - contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. Tese (Doutorado em Psicologia), Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.

SOUZA, T. M. S. Emoções e capital: as mulheres no novo padrão de acumulação capitalista. Tese (Doutorado em Psicologia Social), Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2022-03-21