O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UMA PESQUISA A PARTIR DO PORTAL DIGITAL SCIELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v2n2.e024%20

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Educação Básica, Estado do Conhecimento

Resumo

O artigo ora apresentado tem por finalidade explicitar a pesquisa documental realizada via o portal digital Scielo (Biblioteca Eletrônica Científica Online), relacionada ao estado da arte com foco no ensino remoto na educação básica. O procedimento metodológico de coleta teve por subterfúgio uma varredura de artigos científicos, a fim de realizar leitura e análise reflexiva dos estudos desenvolvidos dentro desta temática. Os achados da pesquisa demonstram uma produção concentrada nos anos de 2020 e 2021, uma vez que o ensino remoto foi desencadeado pelo contexto da Pandemia de COVID-19, levando a novas práticas, reflexões, estudos e pesquisa, que vem configurando a constituição de um corpus temático e de área. Ao todo na busca realizada foram elencados a partir do termo ensino remoto, 32 artigos científicos, deste universo, após leitura analítica dos títulos, resumos e palavras-chave, em correlação ao campo de interesse educação básica restringiu-se o universo para 8 artigos, os demais estão relacionados ao ensino superior. Por se tratar de um tema recente o estudo em tela cumpre o papel de mapeamento analítico do estado da arte acerca do ensino remoto na educação básica, dentro do escopo do banco de dados Scielo, que tem confiabilidade na comunidade científica. Assim, encerramos o estudo tecendo ponderações relativas ao já pesquisado, sendo base referencial e ponto de partida que justifica o desenvolvimento de pesquisa subsequente de dissertação que tem por intuito dimensionar o ensino remoto no ensino médio em correlação com as concepções e práticas de professores de matemática, área inexplorada ao que se apresenta no universo da investigação realizada. que poderá compor parte substancial de uma pesquisa científica de qualidade.

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Biografia do Autor

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranavaí

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação:
Teoria e Prática (GEPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI).

Silvia Ferro, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranavaí

Graduada em Matemática. Bacharel em Direito. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE).

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Publicado

2022-03-17