O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA PESQUISA A PARTIR DO PORTAL DIGITAL SCIELO
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v2n2.e024%20Palavras-chave:
Ensino Remoto, Educação Básica, Estado do ConhecimentoResumo
O artigo ora apresentado tem por finalidade explicitar a pesquisa documental realizada via o portal digital Scielo (Biblioteca Eletrônica Científica Online), relacionada ao estado da arte com foco no ensino remoto na educação básica. O procedimento metodológico de coleta teve por subterfúgio uma varredura de artigos científicos, a fim de realizar leitura e análise reflexiva dos estudos desenvolvidos dentro desta temática. Os achados da pesquisa demonstram uma produção concentrada nos anos de 2020 e 2021, uma vez que o ensino remoto foi desencadeado pelo contexto da Pandemia de COVID-19, levando a novas práticas, reflexões, estudos e pesquisa, que vem configurando a constituição de um corpus temático e de área. Ao todo na busca realizada foram elencados a partir do termo ensino remoto, 32 artigos científicos, deste universo, após leitura analítica dos títulos, resumos e palavras-chave, em correlação ao campo de interesse educação básica restringiu-se o universo para 8 artigos, os demais estão relacionados ao ensino superior. Por se tratar de um tema recente o estudo em tela cumpre o papel de mapeamento analítico do estado da arte acerca do ensino remoto na educação básica, dentro do escopo do banco de dados Scielo, que tem confiabilidade na comunidade científica. Assim, encerramos o estudo tecendo ponderações relativas ao já pesquisado, sendo base referencial e ponto de partida que justifica o desenvolvimento de pesquisa subsequente de dissertação que tem por intuito dimensionar o ensino remoto no ensino médio em correlação com as concepções e práticas de professores de matemática, área inexplorada ao que se apresenta no universo da investigação realizada. que poderá compor parte substancial de uma pesquisa científica de qualidade.
Downloads
Referências
AQUINO, Estela M. L; SILVEIRA, Ismael Henrique; PESCARINI, Julia Moreira; AQUINO, Rosana. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(Supl.1), p. 2423-2446, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25suppl1/2423-2446/pt/ Acesso em: nov. 2021.
BUNIOTTI, Daniel; GOMES, Paulo César; UJIIE, Nájela Tavares. Ensino remoto em tempos pandêmicos percepções de gestores escolares: balanço analítico e incertezas formativas. In: ROYER, Marcia Regina. Ensino e Educação em Diferentes Contextos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/1996. Brasília-DF: Imprensa Oficial da União, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
MITURA, Marlei; UJIIE, Nájela Tavares. O ensino remoto mediatizado por tecnologias: interação literatura infantil, o brincar e a criança pré-escolar. In: MARAIA, Luciana Gonçalves de Oliveira. O ensino e a aprendizagem na era digital um processo mediado pelas tecnologias. Santa Maria-RS: Arco Editores, 2021.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. In: Revista UFG. v. 20, 2020, p.1-35. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079 Acesso em: nov. 2021.
SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nájela Tavares Ujiie, Silvia Ferro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"