A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ PARA OS ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n1.e004Palavras-chave:
Adolescência, Orientação Profissional, AprendizagemResumo
O presente trabalho busca tratar a importância da orientação profissional na adolescência e discutir sobre programas de aprendizagem neste estágio. A relevância da seguinte pesquisa se dá ao fato de que é durante esse período que o adolescente está em constante desenvolvimento, onde está estruturando sua identidade, formando conceitos e autonomia e ter mediações neste estágio torna-se ainda mais fundamental neste processo. Destacar sobre a importância das mediações como maneira de facilitar o processo de apropriação de possibilidades como modo de facilitar este jovem em decisões tão pertinentes. O papel deste profissional e/ou instituição será importante para contextualizar, pontuar e ajudá-lo a definir quais escolhas são cabíveis e acolher as suas inseguranças, dúvidas sobre o futuro. Para compreendermos os desafios enfrentados por esses jovens precisamos entender quais são as características a ele atribuída pela sociedade e pelo próprio universo empregatício e em seguida tratar do assunto em questão. O seguinte artigo construiu-se a partir de uma revisão bibliográfica envolvendo materiais que de algum modo permeiam os assuntos envolvidos sob a luz da perspectiva histórico-cultural. Primeiramente apresentaremos o estágio do desenvolvimento humano da adolescência, sua construção história e conceito contemporâneo, seguida pelos programas de aprendizagem e de orientação profissional, e por fim fazer as correlações discutidas destacando a importância da orientação profissional nessa fase do desenvolvimento humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Contradição - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"