O CONCEITO DE ANGÚSTIA EM SARTRE

CONTRIBUIÇÕES PARA A PSICOLOGIA CLÍNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v3n1.e033

Palavras-chave:

Jean-Paul Sartre; Angústia; Psicologia

Resumo

O presente artigo objetiva compreender o conceito de angústia na obra de Jean-Paul Sartre (1905-1980) e como suas colocações sobre o conceito podem contribuir para a psicologia clínica no Brasil. O autor, foi um crítico ferrenho da Psicologia e Psicanálise de seu tempo e tinha grande interesse em propor um novo método para a Psicologia.  Tendo em vista esse processo, foram utilizados como marcos teóricos duas de suas obras: O Existencialismo é um Humanismo (1946) e O Ser e o Nada (1943), esta última, contém um capítulo destinado pelo autor apenas a “psicanálise existencial’’. O método utilizado nesta pesquisa foi a revisão narrativa. Foi analisado como o conceito de angústia na obra do existencialista tem sido apropriada pelos pesquisadores do campo da psicologia, visto que a maior parte da confecção de trabalhos voltadas para o autor acontece no campo da filosofia, foram levantados dados a fim de explorar a possibilidade de correlacionar o conceito com outras temáticas dentro do campo da psicologia. Este artigo discorrerá brevemente sobre o existencialismo, o existencialismo sartreano, vida e obra do autor e terminará expondo as contribuições de Sartre para clínica em psicologia utilizando-se do livro Sartre e a Psicologia Clínica (2011) da autora Daniela Schneider, pesquisadora e autora sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikaelli Neves Carvalho, Centro Universitário UniFatecie

Mikaelli Neves Carvalho. Graduada em Psicologia (UniFatecie) e acadêmica do curso de filosofia pelo Centro Universitário UniFatecie.

Nilson Lucas Dias Gabriel, Centro Universitário Cidade Verde - UNIFCV

Psicólogo (CRP: 08/32553), mestre (2019) e doutorando em Psicologia, área de concentração: Constituição do Sujeito e Historicidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM). Professor de graduação e supervisor de estágio clínico no Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV); professor na Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (FACEC).

Downloads

Publicado

2022-04-27