A RELAÇÃO ENTRE AS BRINCADEIRAS DE PAPÉIS SOCIAIS E A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA

UMA ANÁLISE À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Nathiele Mucio Ferreira Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Adriana de Fátima Franco Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v6n1.e071

Palavras-chave:

Brincadeiras de papéis sociais, Escrita, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O presente artigo possui caráter conceitual-bibliográfico e teve como objetivo compreender a relação entre as brincadeiras de papéis sociais e a apropriação da escrita a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Para o seu desenvolvimento foram realizados leituras e fichamentos de obras clássicas e contemporâneas sobre as temáticas, de maneira a elaborar um texto final que sintetizasse os conteúdos estudados. Os resultados da pesquisa foram organizados em três momentos, primeiramente uma explanação sobre as brincadeiras de papéis de sociais, em seguida uma exposição sobre o desenvolvimento da linguagem, especificamente a escrita, e por fim, realizou-se uma síntese sobre as relações entre ambas as atividades, atreladas ao modelo de ensino desenvolvimental. Como resultados, obteve-se que a aquisição da escrita não é um processo natural, mas se desenvolve historicamente ao longo da ontogenia do sujeito, tendo como um de seus precursores a brincadeira de papéis sociais, cujas principais conquistas diz respeito às capacidades de generalização, abstração, simbolização e autocontrole da conduta pela submissão às regras.

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Biografia do Autor

Nathiele Mucio Ferreira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Ingá – UNINGÁ (2024). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2025). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (PPI/UEM). E-mail: mucio.nathiele@gmail.com

Adriana de Fátima Franco, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP (2006) e Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Araraquara). É professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. E-mail: affranco@uem.br

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Publicado

2025-02-25