AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETADA NO MODELO DE INDICADORES DE DESEMPENHO NUMA FACULDADE DA BAHIA

Autores

  • Liliana Margarita Onoro Acosta Centro Universitário UniFatecie/Faculdade Regional da Bahia
  • Alexander Macias Calderón Faculdade Internacional de Evolução Profissional - FIEP

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v6n1.e076

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Indicadores, Desempenho

Resumo

A avaliação Institucional é um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais e legais, sendo um organismo social que busca o desenvolvimento e qualidade. Por isso, o presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição da autoavaliação institucional mediante o modelo de indicadores de desempenho nas práticas educacionais de uma Faculdade na Bahia, nos períodos 2021 e 2022, O problema de pesquisa apresentado define-se: Por que a avaliação institucional de indicadores de desempenho constitui mecanismos mensuráveis no crescimento potencial da qualidade acadêmica? A metodologia utilizada, nessa pesquisa, foi descritiva e explicativa e um estudo de caso com dados fornecidos pela CPA para os períodos citados, mediante uma análise interpretativa à luz de indicadores institucionais. Acredita-se, que a avaliação institucional baseada no modelo de indicadores para as Faculdades, apresenta um diagnóstico dos indicadores de Discentes, Docentes e Técnicos; Administrativo, como instrumento de melhoria e busca da excelência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Margarita Onoro Acosta, Centro Universitário UniFatecie/Faculdade Regional da Bahia

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UniFatecie. Graduada em Administração de Empresas, Mestre em Administração e Doutora Educação pelo Instituto IDEIA - Universidad Americana, Paraguai. Coordenação Acadêmica do EaD da Faculdade Regional da Bahia. Email: lilianaonoro@gmail.com

Alexander Macias Calderón, Faculdade Internacional de Evolução Profissional - FIEP

Graduado em Administração de Empresas, Mestre em Administração e Doutor em Administração pelo Universidad Americana, Paraguai. Professor Horista da Faculdade Internacional de Evolução Profissional. Email: lexmac@gmail.com

 

 

Referências

BOCLIN, Roberto. Avaliação Institucional: quem acredita? Rio Janeiro. Espaço do Saber, 2005.

BOCLIN, Roberto. Indicadores de desempenho. Novas Estratégias da Educação Superior. Revista ENSAIO - Fundação CEGRSMRIO, Rio de Janeiro, 1999.

HOUAISS, Antonio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: 2013.

MELCHIOR, Maria Celina. Avaliação para qualificar a prática docente: espaço para a ação supervisora. Porto Alegre: Premier, 2001.

MELCHIOR, Maria Celina. Resinificando a avaliação institucional. Porto Alegre: Premier, 2004.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

SALES RIBEIRO, Jorge Luiz Lordêlo. SINAES: o que aprendemos acerca do modelo adotado para avaliação do ensino superior no Brasil. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/CMzwFCYHzqZ5gNKJMb9YSyq/abstract/?lang=pt0 Acesso 15 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2025-07-29