INSTITUIÇÕES, MERCADO E PROCESSOS HISTÓRICOS DE DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Lucas Lira de Menezes Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v6n1.e072

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Capitalismo, Estado

Resumo

O texto discute as concepções de desenvolvimento na modernidade, atribuídas internacionalmente a partir de uma perspectiva capitalista ocidental. Para isso, o objetivo é analisar os processos históricos de desenvolvimento e a relação entre mercado e instituições. O trabalho está dividido em cinco tópicos: (1) o desenvolvimento econômico e a industrialização retardatária; (2) as crises de 1873 e 1929 e sua relação com o imperialismo; (3) a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) sob a ótica do estruturalismo/neoestruturalismo; (4) a perspectiva histórica e neoinstitucionalista do desenvolvimento; e (5) a relação entre instituições, Estado e mercado. Assim, a pesquisa busca responder como as concepções capitalistas de desenvolvimento se consolidaram no imaginário coletivo internacional, partindo da ‘ shipótese de uma "colonização epistêmica", que teria estruturado as noções de acumulação capitalista com o auxílio de instituições. Portanto, a metodologia utilizada é a qualitativa, com uma base teórica de autores das Ciências Humanas e Sociais, e envolve um levantamento bibliográfico com o objetivo de dialogar entre diferentes perspectivas teóricas. Destarte, o estudo é relevante academicamente, pois contribui para o debate sobre o desenvolvimento e suas correlações com o sistema capitalista. Por fim, a pesquisa abrange as áreas de Economia, Sociologia, Relações Internacionais, Ciência Política e outras Ciências Humanas e Sociais, fortalecendo o pensamento crítico sobre as sociedades modernas e contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Lira de Menezes, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí. Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia. Graduando em Sociologia pelo Centro Universitário UniFatecie. Bolsista de produção pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. E-mail: lucas_lira_menezes@hotmail.com

 

Referências

BARAN, Paul A. A economia política do desenvolvimento. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

CHANG, Ha-Joon. Chutando a escada: a estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

COGGIOLA O. As grandes depressões (1873-1896 e 1929-1939): fundamentos econômicos, consequências geopolíticas e lições para o presente. São Paulo: Alameda, 2009.

FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

KIRSCHBAUM, Charles. Decisões entre pesquisas quali e quanti sob a perspectiva de mecanismos causais. Revista Brasileira de Ciências Sociais: RBCS, v. 28, n. 82, p. 179-257, jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/gMvf8BmhVTVVy76wnBkVnnF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 fev. 2025.

MAUCOURANT, Jérôme. Os limites do capitalismo. Pensando com Karl Polanyi. Revista Soc. Bras. Economia Política. São Paulo, v. 1, n. 31, p. 133-16, fev. 2012. Disponível em: https://revistasep.org.br/index.php/SEP/article/view/880/374. Acesso em: 24 fev. 2025.

MEDEIROS, Carlos Aguiar de Medeiros. Instituições, estado e mercado no processo de desenvolvimento econômico. Revista de Economia Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 49-76, jan./jun. 2001. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19636. Acesso em: 24 fev 2025.

OLIVEIRA, Carlos Alonso Barbosa. Processo de industrialização: do capitalismo originário ao atrasado. São Paulo: Editora da UNESP, 2003.

POLANYI, Karl. A grande transformação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

Downloads

Publicado

2025-02-25