EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS E OS SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS EM IVAIPORÃ-PR
AÇÃO EDUCATIVA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIREITOS VIOLADOS
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n2Palavras-chave:
Educação social, Formação e atuação, Infância e adolescênciaResumo
As relações educativas estabelecidas por educadores sociais no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos se constituem como o tema desta pesquisa. A Educação Social no Brasil está em processo de constituição, não tendo até o presente momento um processo formativo formal definido voltado aos profissionais, entretanto constatamos um grande número de instituições e projetos atuando neste âmbito. Este trabalho pretende investigar o desenvolvimento da ação educativa dos educadores sociais em três instituições de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e como se constitui o entendimento e desenvolvimento do trabalho dos educadores sociais sobre direitos violados de crianças e adolescentes. A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo exploratório. Para a construção dos dados utilizamos como metodologia a observação das ações educacionais das instituições e entrevistas semiestruturadas com oito educadores sociais, a análise dos dados foi feita a partir da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados do estudo nos mostraram fragilidade no âmbito formativo dos profissionais envolvidos na ação educativa, que contrasta com o tempo em que estas ações são desenvolvidas e a quantidade de crianças e adolescentes atendidas no município. Apontou-se que é urgente uma maior atenção e dedicação às bases formativas dos profissionais da Educação Social que, podem resultar em uma prática educativa mais efetiva e que atinja de forma mais contundente os objetivos do atendimento educativo de crianças e adolescentes com direitos violados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lucas Henrique da Luz, Paula Marçal Natali, Verônica Regina Müller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"