EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS E OS SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS EM IVAIPORÃ-PR

AÇÃO EDUCATIVA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIREITOS VIOLADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v1n2

Palavras-chave:

Educação social, Formação e atuação, Infância e adolescência

Resumo

As relações educativas estabelecidas por educadores sociais no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos se constituem como o tema desta pesquisa. A Educação Social no Brasil está em processo de constituição, não tendo até o presente momento um processo formativo formal definido voltado aos profissionais, entretanto constatamos um grande número de instituições e projetos atuando neste âmbito. Este trabalho pretende investigar o desenvolvimento da ação educativa dos educadores sociais em três instituições de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e como se constitui o entendimento e desenvolvimento do trabalho dos educadores sociais sobre direitos violados de crianças e adolescentes. A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo exploratório. Para a construção dos dados utilizamos como metodologia a observação das ações educacionais das instituições e entrevistas semiestruturadas com oito educadores sociais, a análise dos dados foi feita a partir da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados do estudo nos mostraram fragilidade no âmbito formativo dos profissionais envolvidos na ação educativa, que contrasta com o tempo em que estas ações são desenvolvidas e a quantidade de crianças e adolescentes atendidas no município. Apontou-se que é urgente uma maior atenção e dedicação às bases formativas dos profissionais da Educação Social que, podem resultar em uma prática educativa mais efetiva e que atinja de forma mais contundente os objetivos do atendimento educativo de crianças e adolescentes com direitos violados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Henrique da Luz, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Paula Marçal Natali, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Campus Ivaiporã.

Possui graduação em Educação Fisica pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá- Campus Regional do Vale do Ivaí e coordenadora do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente-PCA/UEM. Tem experiência na área de Educação Física e Educação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos e brincadeiras, direitos, crianças e adolescentes com direitos violados.

Verônica Regina Müller, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), docente da mesma instituição, Campus Regional do Vale do Ivaí e coordenadora do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente-PCA/UEM.

Downloads

Publicado

2020-11-04