TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
BREVE ANÁLISE HISTÓRICA E DOS PILARES DA TEORIA
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v5n1.e060Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, Vygotsky, Desenvolvimento humanoResumo
O presente artigo discute a relevância da teoria histórico-cultural de Vygotsky no âmbito da psicologia e da educação. Contextualiza-se a importância dessa abordagem teórica para a compreensão do desenvolvimento humano, destacando suas distinções em relação a outras perspectivas teóricas. Lev S. Vygotsky é apresentado como o principal proponente da teoria histórico-cultural, resumindo-se suas contribuições para os campos da psicologia e da educação. Explora-se como essa teoria aborda a interação entre aprendizagem e desenvolvimento, enfatizando a influência do contexto sociocultural no sujeito. O texto também aborda temas como a vida e obra de Vygotsky, mediação simbólica, plasticidade cerebral e a relação entre pensamento e linguagem, discutindo conceitos e exemplos práticos. Na conclusão, recapitulam-se os principais pontos abordados e ressalta-se a relevância da teoria histórico-cultural de Vygotsky, relacionando-a aos princípios de transdisciplinaridade e autopoiese propostos por Akiko Santos. Por fim, destaca-se a importância de considerar abordagens contemporâneas e interdisciplinares na educação, como a personalização do ensino, desenvolvimento socioemocional e aplicação prática do conhecimento.
Downloads
Referências
COSTA, A. R.; SILVA, P. L. O. da; JACÓBSEN, R. T. Plasticidade cerebral: conceito(s), contribuições ao avanço científico e estudos brasileiros na área de Letras. Entrepalavras, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 457-476, dez. 2019. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1445 . Acesso em: 08 jun. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31445
LEFRANÇOIS, G. Teorias da Aprendizagem. Capítulo 7. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
ODA, J. Y.; SANT'ANA, D. M. G.; CARVALHO, J. Plasticidade e regeneração funcional do Sistema Nervoso: contribuição ao estudo de revisão. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v. 6, n. 2, p. 171-176, 2002. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1175 Acesso em: 10 de abril de 2024.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 71–83, jan. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5qbJPVmkqkbqNMj8hGTXVBN/ Acesso em: 10 de abril de 2024.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Climepsi, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Victória Flauzino, Rossana Maria Seabra Sade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"