TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

BREVE ANÁLISE HISTÓRICA E DOS PILARES DA TEORIA

Autores

  • Victória Flauzino Centro Universitário UniFatecie
  • Rossana Maria Seabra Sade Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v5n1.e060

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Vygotsky, Desenvolvimento humano

Resumo

O presente artigo discute a relevância da teoria histórico-cultural de Vygotsky no âmbito da psicologia e da educação. Contextualiza-se a importância dessa abordagem teórica para a compreensão do desenvolvimento humano, destacando suas distinções em relação a outras perspectivas teóricas. Lev S. Vygotsky é apresentado como o principal proponente da teoria histórico-cultural, resumindo-se suas contribuições para os campos da psicologia e da educação. Explora-se como essa teoria aborda a interação entre aprendizagem e desenvolvimento, enfatizando a influência do contexto sociocultural no sujeito. O texto também aborda temas como a vida e obra de Vygotsky, mediação simbólica, plasticidade cerebral e a relação entre pensamento e linguagem, discutindo conceitos e exemplos práticos. Na conclusão, recapitulam-se os principais pontos abordados e ressalta-se a relevância da teoria histórico-cultural de Vygotsky, relacionando-a aos princípios de transdisciplinaridade e autopoiese propostos por Akiko Santos. Por fim, destaca-se a importância de considerar abordagens contemporâneas e interdisciplinares na educação, como a personalização do ensino, desenvolvimento socioemocional e aplicação prática do conhecimento.

 

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Biografia do Autor

Victória Flauzino, Centro Universitário UniFatecie

Graduanda do curso de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e do curso de Psicopedagogia no Centro Universitário UniFatecie. Pesquisadora no Instituto de Gestão Pública e Relações Internacionais (Igepri) Email: victoria.edu.flauzino@gmail.com

Rossana Maria Seabra Sade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Marília

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Pós doutorado em Desinstitucionalização, realizado no Dipartimento di Salute Mentale - Centro Collaboratore OMS per la Ricerca e la Formazione, Trieste-Itália (2011), sob a orientação dr. Giuseppe D?Acqua, bolsista Fapesp. Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pesquisadora colaboradora do Dipartimento di Salute Mentale di Trieste - Itália. Email: seabra.sade@unesp.br 

Referências

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Publicado

2024-04-26