PROPOSTAS INOVADORAS FRENTE AOS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
UMA ANÁLISE DA REALIDADE EDUCATIVA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v4n1.e046Palavras-chave:
Gestão democrática, Desafios, EntrevistaResumo
Essa pesquisa objetivou ressaltar as contribuições da gestão democrática para a construção de uma educação de qualidade, destacando a necessidade de uma postura inovadora do gestor frente aos desafios atuais para sua implementação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quali-quantitativa, com método desenvolvido mediante o uso de ferramentas de estudos documentais, bibliográficos e questionário semiestruturado aplicado aos gestores selecionados entre as dezenove escolas públicas e cinco privadas do município de Paranavaí-PR. Na análise dos dados coletados, as gestoras apresentaram como desafio principal a falta de participação da comunidade. Destacaram também, como perfil de uma gestão inovadora, um cargo dinâmico, com bom senso, boa comunicação, ter comprometimento, ser humanista e ir além do tradicional, trazendo a tecnologia como ferramenta auxiliadora desse processo, acrescentando qualidade à educação. Além disso, constatou-se que a gestão democrática é confundida com outros modelos de gestão e, sabe-se que essa só é efetivada com a participação de todos membros da instituição. A pesquisa, portanto, permitiu entender que gerir democraticamente tem sido um grande desafio, tendo em vista o não envolvimento de alguns agentes na construção do seu processo e que buscar inovar frente a esses percalços envolve mudanças de postura e estratégias para tornar o espaço escolar significativo.
Downloads
Referências
AMORIN, A. Gestor escolar inovador: educação da contemporaneidade.
Revista Lusófona de Educação, n. 35, p. 67-82, 2017. Disponível em: https://recil.ensinolusofona.pt/bitstream/10437/8196/1/Gestor%20escolar%20inovador.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
AMORIN, A. Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea. Revista IBERO, v.10, n. 02, p. 400-416, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7722. Acesso em: 17 maio 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação (MEC), Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23 maio 2021.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional nº 9.394. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 maio 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Plano Nacional da Educação. Congresso Nacional. Brasília, 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 23 maio 2021.
CRESTANI, I. A. et al. A gestão educacional e seus processos: gerir com liderança e práticas humanizantes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
CURY, C. R. J. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. RBPAE, v. 18, n. 02, p.163-174, 2002. Disponível em: https://educacao.mppr.mp.br/arquivos/File/gestao_democratica/kit1/gestao_democratica_da_educacao_exigencias_e_desafios_2002.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.
FAVARIN, E. do. A.; ROCHA, A. M. da. Gestão educacional inovadora: o professor na cultura digital. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 04, n. 08, p. 59-78, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231150243.pdf. Acesso em: 17 maio 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LÜCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto, v. 17, p. 11-33, 2000. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2634/2372. Acesso em: 15 abr. 2021.
MALDONADO, L. Gestão escolar - para uma práxis transformadora: uma escola pública inovadora EMEF desembargador Amorim Lima. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado). PUCRS, Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6602. Acesso em: 17 maio 2021.
MARCONI, M. de. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOREIRA. E. S.; MARIZ, R. S. Um método inovador no cotidiano do gestor escolar: as boas práticas da gestão de projetos. Revista de Educação Anec. v. 41. n. 154, p. 107-125, 2017. Disponível em: https://revistas.anec.org.br/index.php/revistaeducacao/article/view/46. Acesso em: 24 maio 2021.
NETO, C. 3 atitudes do gestor inovador. Nova Escola, São Paulo. 2020. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2309/3-atitudes-do-gestor-inovador. Acesso em: 28 maio 2021.
PARANÁ, Referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Secretaria do Estado da Educação (SEED), Curitiba, 2018.
PICOLI, E. S. A.; CARVALHO, E. J. G. de. Projeto Político-Pedagógico: uma construção “coletiva”? Organização do trabalho Pedagógico. Superintendência da Educação. Coordenação de Gestão Escolar. p. 39-58, 2010. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_elaine_sinhorini_arneiro.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.
RICHA, C. A., et al. Gestão escolar democrática. Dia a dia, Paraná. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gestao_em_foco/gestao_escolar_democratica_unidade1.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.
SOARES, M. A. S. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. 2 ed. Curitiba: InterSaberes, 2014.
SOARES, M. A. S. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2012.
TOLEDO, M. D. Gestão da Educação (Pública e Privada). São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.
TRES, J. A. A. Desafios do gestor escolar para a mudança organizacional da escola. FAFIRE, p.1-12, s/d. Disponível em: https://www.academia.edu/6645803/Desafios_do_Gestor_Escolar_para_a_Mudan%C3%A7a_Organizacional_da_Escola. Acesso em: 17 maio 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Beatriz Longen Rohling Torres, Luciana Moraes Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"