PROPOSTAS INOVADORAS FRENTE AOS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

UMA ANÁLISE DA REALIDADE EDUCATIVA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR

Autores

  • Beatriz Longen Rohling Torres Centro Universitário UniFatecie
  • Luciana Moraes Silva Centro Universitário UniFatecie

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v4n1.e046

Palavras-chave:

Gestão democrática, Desafios, Entrevista

Resumo

Essa pesquisa objetivou ressaltar as contribuições da gestão democrática para a construção de uma educação de qualidade, destacando a necessidade de uma postura inovadora do gestor frente aos desafios atuais para sua implementação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quali-quantitativa, com método desenvolvido mediante o uso de ferramentas de estudos documentais, bibliográficos e questionário semiestruturado aplicado aos gestores selecionados entre as dezenove escolas públicas e cinco privadas do município de Paranavaí-PR. Na análise dos dados coletados, as gestoras apresentaram como desafio principal a falta de participação da comunidade. Destacaram também, como perfil de uma gestão inovadora, um cargo dinâmico, com bom senso, boa comunicação, ter comprometimento, ser humanista e ir além do tradicional, trazendo a tecnologia como ferramenta auxiliadora desse processo, acrescentando qualidade à educação. Além disso, constatou-se que a gestão democrática é confundida com outros modelos de gestão e, sabe-se que essa só é efetivada com a participação de todos membros da instituição. A pesquisa, portanto, permitiu entender que gerir democraticamente tem sido um grande desafio, tendo em vista o não envolvimento de alguns agentes na construção do seu processo e que buscar inovar frente a esses percalços envolve mudanças de postura e estratégias para tornar o espaço escolar significativo.

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Biografia do Autor

Beatriz Longen Rohling Torres, Centro Universitário UniFatecie

Graduada no curso de Pedagogia (2018-2021) pelo Centro Universitário UniFatecie, localizado na cidade de Paranavaí-PR. Atualmente está trabalhando como Revisora de Materiais do Ensino à Distância (EAD) no Centro Universitário UniFatecie. Email: longenrohling99@gmail.com

Luciana Moraes Silva, Centro Universitário UniFatecie

Graduada em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR de Paranavaí-PR (2012). Graduada em Pedagogia (segunda licenciatura) pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná - UniFatecie (2020) de Paranavaí-PR. Graduanda em Direito pelo Centro Universitário UniFatecie. Mestra em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNESPAR de Paranavaí-PR (2017) e Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PGE/UEM de Maringá-PR. Docente e coordenadora do curso de Pedagogia no Centro Universitário UniFatecie. Email: luciana.moraes@fatecie.edu.br

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Publicado

2023-05-28