MUSEUS FECHADOS

PROCESSOS ADAPTATIVOS E A AMPLIAÇÃO DA RELEVÂNCIA E LEGITIMIDADE INSTITUCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v4n2.e052

Palavras-chave:

Instituições, Museus, Processos adaptativos

Resumo

Os museus são instituições universais seculares que perceberam e incorporaram necessidades de adaptações constantes em suas práticas, como forma de garantir a relevância frente aos demais atores com os quais interage e a sua legitimidade institucional. Períodos de crises profundas provocam mudanças abruptas nos ambientes e exigem adaptação por parte da instituição como forma de garantir a sua sobrevivência. Tais processos adaptativos são intencionais e devem ser norteados pela razoabilidade da intensidade das mudanças sob risco de perda da identidade e invisibilidade da instituição, ou seja, a instituição existe, mas não é percebida pela diversidade de atores. Nesta perspectiva, surge a questão norteadora deste artigo ao interrogar que práticas podem ser adotadas pelas instituições em períodos de mudanças profundas sem que tais práticas constituam mudanças radicais nas finalidades institucionais? A metodologia adotada engloba uma discussão teórica sobre adaptação e mudanças nas instituições e a análise envolvendo a implementação de uma ação educativa por parte do Museu de Arte Indígena no contexto da crise sanitária provocada pela COVID-19. Destaca-se a ampliação das especialidades institucionais e consequente aumento da infusão de valores percebidos pelos atores com os quais o museu interage. Evidencia-se lacunas e oportunidades que afloram em ambientes de interação mesmo em períodos de crises profundas.

 

 

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Biografia do Autor

Alcione Gabardo Junior, Universidade Positivo - UP

Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela UTFPr. Mestre em Patrimônio e Sociedade pela UNIVILLE. Graduado em Administração de Empresas pela UFPr. Coordenador e professor de pós-graduação da Universidade Positivo. Diretor do Museu de Arte Indígena de Curitiba-Pr. Email: juniorgabardo@hotmail.com

Maclovia Corrêa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná, graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Email: maclovia@professores.utfpr.edu.br

 

 

 

 

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Publicado

2023-10-08