EDUCAÇÃO TECNICISTA E DESIGUALDADE SOCIAL
A INFLUÊNCIA MERCADOLÓGICA NO PROCESSO DE EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v4n2.e054Palavras-chave:
Desigualdade Social, Tecnicismo, EducaçãoResumo
Este trabalho possui como tema a relação da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica sob a influência do mercado e suas correlações com o ensino tecnicista e a desigualdade social. Como problemática destaca-se o questionamento acerca da relação entre o processo de expansão da rede federal, a influência do mercado na adoção de uma política educacional tecnicista e as desigualdades de oportunidades entre estudantes. O objetivo central deste estudo é estabelecer interconexões entre a expansão da Rede Federal de Educação, a influência mercadológica rumo ao ensino puramente tecnicista e a desigualdade de oportunidades. Para tal, empregou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, básica e exploratória, por intermédio de revisão bibliográfica e documental. Dentre os resultados obtidos, apresenta-se a concepção de que a política expansionista da Rede Federal proporcionou avanços à educação pública, contudo aparenta ter se delineado pautada mais nos interesses mercadológicos do que nas demandas das populações.
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