EDUCAÇÃO TECNICISTA E DESIGUALDADE SOCIAL

A INFLUÊNCIA MERCADOLÓGICA NO PROCESSO DE EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v4n2.e054

Palavras-chave:

Desigualdade Social, Tecnicismo, Educação

Resumo

Este trabalho possui como tema a relação da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica sob a influência do mercado e suas correlações com o ensino tecnicista e a desigualdade social. Como problemática destaca-se o questionamento acerca da relação entre o processo de expansão da rede federal, a influência do mercado na adoção de uma política educacional tecnicista e as desigualdades de oportunidades entre estudantes. O objetivo central deste estudo é estabelecer interconexões entre a expansão da Rede Federal de Educação, a influência mercadológica rumo ao ensino puramente tecnicista e a desigualdade de oportunidades. Para tal, empregou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, básica e exploratória, por intermédio de revisão bibliográfica e documental. Dentre os resultados obtidos, apresenta-se a concepção de que a política expansionista da Rede Federal proporcionou avanços à educação pública, contudo aparenta ter se delineado pautada mais nos interesses mercadológicos do que nas demandas das populações. 

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Biografia do Autor

Daniel Mendes Pires Haack, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Daniel Mendes Pires Haack é mestre em Sistemas de Gestão e doutorando em Sistemas de Gestãos Sustentáveis pela Universidade Federal pela Universidade Federal Fluminense, além de licenciado em Geografia e Pedagogia. Atua como Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e, concomitantemente, como professor convidado em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da mesma instituição. E-mail: danielhaack@id.uff.br

Kylenny Rachell Mendes Ferreira, Colégio Pedro II

Kylenny Rachell Mendes Ferreira é mestra em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, além de bacharel em Direito. Atua como Técnica Administrativa em Educação no Colégio Pedro II e Professora Eventual na Fundação CEPERJ. E-mail: kylenny@gmail.com

Leonardo Borges Gonçalves, Colégio Pedro II

Leonardo Borges Gonçalves é mestre em Sistemas de Gestão e doutorando em Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense, além de bacharel em Direito e licenciando em História. Atua como Auditor Interno do Colégio Pedro II. E-mail: lgborges003@gmail.com

Marcela Ferreira Azeredo, Colégio Pedro II

Marcela Ferreira Azeredo é mestra em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, além de bacharel em Direito e Biblioteconomia. Atua como Técnica Administrativa em Educação no Colégio Pedro II. E-mail: marcelaazeredo16@id.uff.br

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Publicado

2023-10-10